Ops...

404

Não encontramos essa página

4 pontos para avaliar antes de estruturar os processos da empresa

Equipe Cherto - 21 de outubro de 2021
Compartilhe
estruturar processos da empresa

Seja para aumentar a produtividade, organizar o dia a dia ou ajudar o seu negócio a atingir objetivos estratégicos, a prática de estruturar processos da empresa faz parte da rotina de gestão de todo negócio. No entanto, alguns cuidados devem ser observados para evitar que essa estruturação traga mais problemas do que soluções, independentemente de tratar-se de uma franquia ou não.

1 – Processos praticados, mas não formatados

Muitas vezes, apesar de não estarem formalmente estruturados, muitos processos estão incorporados ao dia a dia do negócio. Observe as práticas rotineiras da equipe e transforme em regra o que já acontece de maneira informal. Estruturar processos da empresa nem sempre significa criar novas metodologias — pode, simplesmente, implicar em organizá-las.

2 – Cuidado com o excesso de ferramentas 

Com tantos aplicativos e sistemas de gestão online acabou ficando muito fácil se afundar em um mar de ferramentas que mais vão confundir a equipe do que ajudar. Vale selecionar duas ou três opções que tenham a ver com os problemas que mais comprometem a fluidez do trabalho e que possam ajudar a estruturar processos da empresa. É, também, importante perceber as reais demandas de cada área, para não deixar a equipe com uma “overdose” de recursos e regras.

3 – Trocar seis por meia dúzia

Na busca por sistematizar e ordenar, pode ser que práticas simples e que funcionavam bem sejam substituídas por procedimentos com excesso de detalhes e que irão trazer o mesmo resultado. Aqui a palavra de ordem deve ser facilitar, e não complicar apenas para ter processos bem estruturados.

4 – Feito é melhor do que perfeito

Se para seguir os processos à risca a equipe acabar perdendo eficiência, algo está errado. A metodologia de gestão existe para trazer agilidade e segurança ao controle das atividades da empresa, mas não deve engessar o seu desenvolvimento. Ao virar um entrave, o processo perde a sua função. Simplifique.

Fonte da imagem (unsplash)*

Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.

Leia também

  • Marcelo Cherto é entrevistado pelo Jornal do Empreendedor do Grupo Bandeirantes

    Presidente e fundador do Grupo Cherto fala sobre a importância da loja física no mercado atual.

  • Vantagens do cliente oculto para franquias

    Hoje mostraremos tudo sobre o cliente oculto nas franquias

  • Artigo produzido por Marcelo Cherto é destaque na Exame!

    O poder das lojas físicas: por que elas ainda são relevantes no mundo digital

  • 5 formas para melhorar a eficiência da sua rede de franquias

    Uma gestão eficiente dos negócios não costuma ser uma tarefa fácil.

  • Fonte: Reprodução - EdayryNews

    Marcelo Cherto comenta à Exame, sobre o modelo de negócio da Catupiry!

    Presidente e fundador da Cherto Consultoria fala sobre a aproximação da Catupiry ao primeiro bilhão.

  • Adquirir franquia home based vale a pena?

    Descubra a resposta e veja o que fazer