Ops...

404

Não encontramos essa página

Adquirir franquia home based vale a pena?

Equipe Cherto - 14 de fevereiro de 2023
Compartilhe

O negócio de franquia home based, existe há muito tempo, mas, teve um grande crescimento nos últimos 3 anos. Entre os motivos desse aumento, tem-se o baixo investimento inicial, além de ser um negócio no formato simplificado. Por isso que hoje, nós vamos indicar, se vale a pena adquirir uma franquia home based.

O crescimento desse formato de franquia, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), ocorre de forma positiva. Isso porque, em 2020 este tipo de empresa representava 7,1% do total de unidades franqueadas, e no ano de 2021 já eram 10,3%. Neste ano de 2022, a quantidade de franquias home based subiu para 14, 8%.

O que é preciso para ter sucesso numa franquia home based?

Este formato de franquia possui algumas especificidades como:

Primeiramente, o empreendedor precisa conhecer o segmento do negócio, além de possuir as habilidades necessárias para esclarecer dúvidas bem como, resolver os problemas surgidos;

Em segundo lugar, é preciso estabelecer uma rotina de trabalho de forma planejada e organizada, evitando assim imprevistos;

Logo após, possuir bom relacionamento com a franquia, além de seguir as normas e diretrizes, para iniciar da maneira correta;

Além disso, é fundamental possuir afinidade pessoal com o setor que pretende trabalhar;

Necessário ter um capital de giro, para investir em estoque, se este for o negócio da franquia;

Por último, entender como funciona a rotina de trabalho estabelecida pela franqueadora.

Como gerir uma franquia home based?

Saiba que cada segmento de negócio exige uma gestão diferenciada de trabalho. Desta forma, procure outros franqueados da mesma franqueadora, e saiba qual é a melhor maneira de administrar o seu empreendimento.

Esses franqueados já testaram o modelo de negócio, e possuem experiência suficiente para repassar e apontar as maiores dificuldades e os desafios desse formato de franquia.

Gerenciar uma franquia home based também passa pela contratação de profissionais qualificados, mesmo que sejam poucos, para auxiliar na realização das tarefas e atividades desenvolvidas na unidade.

Por ser um formato diferenciado, é preciso que os profissionais contratados tenham habilidades para trabalhar nesse novo modelo. Pois, qualquer descuido, pode levar a franquia a ter sérios problemas entre colaboradores e setor financeiro.

Como o investimento inicial é pouco, é preciso administrar de forma segura as entradas e saídas da unidade franqueada, para não realizar investimentos que não tragam retorno para a empresa.

Como evitar ciladas nas franquias de formato home based?

Este formato de franquia possui muitas vantagens, inclusive a questão de flexibilidade de horário, bem como a redução de tempo no deslocamento para a empresa.

Outro fato, é que pela forma de implantação simplificada, normalmente os empreendedores tendem a “deixar para depois” as atividades que devem ser desenvolvidas. Por isso, é muito importante que o franqueado tenha disciplina e estabeleça uma rotina de trabalho.

Por conta de o trabalho ser realizado em casa, muitas vezes, as pessoas se deixam levar por outras situações, não se concentrando na realização do ofício, e simplesmente “deixam acontecer”. Esta é uma cilada que precisa ser evitada a qualquer custo.

Assim, mesmo que você esteja trabalhando de casa, é preciso que sejam estabelecidos horários para atendimento, e que você se concentre quando está realizando o trabalho.

Quais são as vantagens de trabalhar numa franquia home based?

Entre as principais vantagens de se trabalhar com este tipo de franquia tem-se:

Realizar as atividades em casa tendo maior comodidade;

Possuir liberdade geográfica de forma a não perder tempo em se deslocar até o trabalho, e assim conseguir maior produtividade;

Ter um estilo de vida menos cansativo;

Reduzir custo operacional, pois normalmente você irá trabalhar utilizando um computador e uma linha de internet. Somente saindo de casa para atendimento aos clientes.

Para usufruir dessas vantagens, é preciso que o empreendedor trabalhe com a administração do tempo, planejando as atividades diárias bem como os objetivos a serem alcançados. Por isso, manter o foco é fundamental, principalmente para não dispersar, e deixar de realizar atividades.

A recomendação é que o franqueado que trabalha nesse formato de negócio, estabeleça um local dentro da sua casa, para transformar em seu espaço de trabalho.

Por fim, de nada adianta ter vontade, dinheiro, conhecimento, e não disciplinar o horário de início e fim do trabalho, além de se distrair com situações que não estão relacionadas ao negócio em questão.

Fonte: Notícias Concurso

Leia também

  • Marcelo Cherto é entrevistado pelo Jornal do Empreendedor do Grupo Bandeirantes

    Presidente e fundador do Grupo Cherto fala sobre a importância da loja física no mercado atual.

  • Vantagens do cliente oculto para franquias

    Hoje mostraremos tudo sobre o cliente oculto nas franquias

  • Artigo produzido por Marcelo Cherto é destaque na Exame!

    O poder das lojas físicas: por que elas ainda são relevantes no mundo digital

  • 5 formas para melhorar a eficiência da sua rede de franquias

    Uma gestão eficiente dos negócios não costuma ser uma tarefa fácil.

  • Fonte: Reprodução - EdayryNews

    Marcelo Cherto comenta à Exame, sobre o modelo de negócio da Catupiry!

    Presidente e fundador da Cherto Consultoria fala sobre a aproximação da Catupiry ao primeiro bilhão.

  • 2023 será o ano da inteligência artificial e empresas encontrarão dificuldades!

    Segundo o consultor (Marcelo Cherto), haverá uma aceleração no processo de transformação digital das franqueadoras