Ops...

404

Não encontramos essa página

Royalties de franquias: como a franqueadora pode fazer a cobrança?

Equipe Cherto - 26 de novembro de 2019
Compartilhe
reuniao com foco nas mãos de pessoas debatendo royalties de franquias

Em uma rede de franquias, é comum que os franqueados realizem um pagamento periódico à rede franqueadora. Denominada royalties, essa taxa é paga regularmente em função do uso da marca e suporte recebido, mas como fazer essa cobrança de royalties de franquias?

As três formas mais comuns de se cobrar royalties em franquias são sobre percentual de faturamento, sobre as compras ou, ainda, com a adoção de um valor fixo. Embora não seja obrigatória, essa cobrança é realizada por grande parte das redes, principalmente das redes que não são fornecedoras ou fabricantes de produtos, pois, nesse caso, acabam sendo a principal fonte de receita da franqueadora.

Como é calculada a taxa de royalties de franquias pelas franqueadoras?

A taxa de royalties é um fator determinante na avaliação da viabilidade dos interessados no negócio. Por isso, ela deve ser atraente e estabelecida de forma inteligente.

Quando falamos das três formas mais comuns de cobrança de royalties, é importante entender o seguinte:

Percentual sobre faturamento bruto da unidade

Normalmente cobrado mensalmente, consiste na entrega de parte do valor que a unidade faturou no mês. Essa modalidade se ajusta a grande parte das operações de franquia ao crescer proporcionalmente ao montante de faturamento da franquia.

Valor fixo de royalties de franquias

Normalmente cobrado mensalmente, é quando a franqueadora estabelece uma quantia, que deve ser paga independente da performance da unidade. O lado negativo dessa modalidade é que o franqueado pode sair prejudicado caso a unidade não apresente uma performance aquém do esperado. Da mesma forma, unidades com ótima performance também irão deixar de repassar à franqueadora um valor de royalties mais alto. Esse modo de cobrança vai ser mais adequado às redes com baixo controle do que acontece nas operações sob a ótica financeira. O franqueador também pode perder, caso a loja conquiste um lucro maior.

Cobrança baseada nas compras de produtos para revenda

Prevê que os franqueadores sejam os principais (ou únicos) fornecedores dos insumos utilizados pelas unidades. Esse tipo de cobrança facilita a apuração e dispensa a necessidade de fiscalização do franqueador. O lado negativo é que o pagamento se dá no momento da compra, quando o fluxo de caixa do franqueado está comprometido com as compras e só vai reconhecer essa receita após suas vendas.  

Como escolher o melhor tipo de cobrança de royalties de franquias

Para a franqueadora, a escolha do modelo de cobrança de royalties depende muito do tipo de controle que ela tem sobre a venda da unidade. Se ela conseguir um bom nível de controle o ideal é optar pela alternativa de cobrança sobre o faturamento ou compras. Isso porque, à medida em que os franqueados ganham mais, ela também conquistará bons resultados.

Se, no entanto, ela tiver dificuldades no controle da venda do franqueado, o valor fixo pode ser uma boa opção. Um exemplo de franquias em que essa opção é quase sempre indicada são as microfranquias de prestação de serviço em que existe uma grande dificuldade para medir o que foi vendido.

A opção de cobrar sobre o percentual de compra dá mais controle à franqueadora. Dessa forma, ela sabe exatamente o que seu franqueado adquire e, portanto, tem a possibilidade de cobrar sobre isso.

Além disso, é preciso estudar as características do seu negócio para se certificar de ter investido na melhor escolha!

Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.

Leia também

  • Marcelo Cherto é entrevistado pelo Jornal do Empreendedor do Grupo Bandeirantes

    Presidente e fundador do Grupo Cherto fala sobre a importância da loja física no mercado atual.

  • Vantagens do cliente oculto para franquias

    Hoje mostraremos tudo sobre o cliente oculto nas franquias

  • Artigo produzido por Marcelo Cherto é destaque na Exame!

    O poder das lojas físicas: por que elas ainda são relevantes no mundo digital

  • 5 formas para melhorar a eficiência da sua rede de franquias

    Uma gestão eficiente dos negócios não costuma ser uma tarefa fácil.

  • Fonte: Reprodução - EdayryNews

    Marcelo Cherto comenta à Exame, sobre o modelo de negócio da Catupiry!

    Presidente e fundador da Cherto Consultoria fala sobre a aproximação da Catupiry ao primeiro bilhão.

  • Adquirir franquia home based vale a pena?

    Descubra a resposta e veja o que fazer