Ops...

404

Não encontramos essa página

Saiba quais ações serão determinantes para as franquias de sucesso em 2022

Lucas Tadeu - 23 de fevereiro de 2022
Compartilhe

Saiba quais ações serão determinantes para as franquias de sucesso em 2022

Como diz Marcelo Cherto, presidente da Cherto Consultoria, “Para o mercado de venda de franquias, os cenários de crise são muito bons, os de incertezas são péssimos”. E neste início de ano, infelizmente, ainda temos muitas incertezas. No entanto, os franqueadores não precisam se desesperar. A situação geral da pandemia deve estar mais controlada nos próximos meses, trazendo, também, mais organização e calma ao mercado. 

Portanto, mais do que buscar previsões para o ano de 2022, as redes de franquias devem arrumar a casa e ficarem preparadas para aproveitar as boas oportunidades que podem surgir. É hora de rever hábitos e processos, colocando em prática condutas mais eficientes e em concordância com o cenário atual. Mas se você chegou até aqui procurando respostas sobre o que esperar do mercado de franchising neste ano, existem três fatores que foram determinantes para todas as empresas que conseguiram se sair bem nessa instabilidade provocada pelos últimos anos.

Marketing Digital

“Os dados, cada vez mais, são importantes”, diz Cherto. “Apesar do brasileiro estar mais acostumado a decidir pelo feeling, utilizar os números para tomar decisões é fundamental”. Portanto, montar uma comunicação online eficiente – não apenas aquela feita pela obrigação de marcar presença nos principais canais – é urgente, seja nas redes sociais, seja com links afiliados ou no seu próprio site . Feito isso, então, busque entender o movimento gerado por essas ações, pois de nada adianta estar presente nas redes se essas iniciativas não forem monitoradas e compreendidas.

Flexibilidade

“Terão destaque as empresas que tiverem a capacidade de inovar, de mudar rapidamente e de se adaptar, conseguindo até utilizar a crise a seu favor”, diz Cherto. Uma boa experiência nesse sentido foi o da Kopenhagen, que além de criar um comitê de gestão de crise – como muitas outras redes de franquias –, criou, também, um comitê de oportunidades. Dessa forma, dois grupos distintos pensavam, ao mesmo tempo, em como poderiam gerir melhor o negócio, tanto ao resolver problemas quanto ao enxergar as possibilidades de aproveitar a situação para crescer.

Marca forte

Criar e manter uma marca forte e reconhecida. O case da rede Oakberry é uma boa amostra de como um branding forte faz a diferença. Eles conseguiram mais do que dobrar o seu número de unidades e triplicar sua presença internacional, em plena pandemia, se valendo desse conceito. Apostando na conexão da marca com o estilo de vida saudável e da natural conexão da saúde com os esportes, eles conseguiram, por exemplo, tornar-se a única marca brasileira a vender dentro do torneio Super Bowl. Para isso contam vários fatores como: visual das lojas, layout das embalagens, presença digital, linguagem de comunicação com os clientes e um treinamento incansável dos franqueados e seus colaboradores.

Leia também

  • Marcelo Cherto é entrevistado pelo Jornal do Empreendedor do Grupo Bandeirantes

    Presidente e fundador do Grupo Cherto fala sobre a importância da loja física no mercado atual.

  • Vantagens do cliente oculto para franquias

    Hoje mostraremos tudo sobre o cliente oculto nas franquias

  • Artigo produzido por Marcelo Cherto é destaque na Exame!

    O poder das lojas físicas: por que elas ainda são relevantes no mundo digital

  • 5 formas para melhorar a eficiência da sua rede de franquias

    Uma gestão eficiente dos negócios não costuma ser uma tarefa fácil.

  • Fonte: Reprodução - EdayryNews

    Marcelo Cherto comenta à Exame, sobre o modelo de negócio da Catupiry!

    Presidente e fundador da Cherto Consultoria fala sobre a aproximação da Catupiry ao primeiro bilhão.

  • Adquirir franquia home based vale a pena?

    Descubra a resposta e veja o que fazer