Ops...

404

Não encontramos essa página

Como a pandemia mexeu com as relações entre franqueado e franqueador

Equipe Cherto - 18 de janeiro de 2022
Compartilhe
franqueado-e-franqueador

Investir em uma franquia, muitas vezes, significa alguém colocar todas as suas economias naquele que vai ser o seu projeto de vida. Portanto, ser o agente viabilizador deste sonho que se torna realidade é uma tremenda responsabilidade para você, que já é ou pretende tornar-se franqueador. Nos dois últimos anos, por conta da pandemia, assim como em outros momentos de crise, o mercado do franchising conseguiu firmar-se como uma opção mais segura e próspera do que tantas outras. Muito disso deve-se às novas relações que acabam sendo estabelecidas entre franqueado e franqueador em tempos difíceis – e alguns destes novos formatos de entrosamento entre os dois lados de uma franquia devem ser mantidos mesmo após o fim da crise.

Parcerias e a força da rede

A força do coletivo mais uma vez provou-se um dos grandes diferenciais das redes de franquias. Franqueado e franqueador estiveram lado a lado na busca pelas mais diferentes saídas para os inúmeros problemas ocasionados pela pandemia. O potencial das franqueadoras permitiu renegociações com fornecedores e a descoberta de novos canais de vendas, como o whatsapp, por exemplo. Comitês de combate à crise foram criados como forma de unir franqueados para contornar em conjunto as dificuldades causadas pela pandemia, criando estratégias de retomada e agindo com rapidez na tomada de decisões.

Novos canais de comunicação

Enquanto antes da pandemia o contato entre franqueado e franqueador acontecia apenas de forma esporádica – muitas vezes apenas via supervisor e para cumprir uma agenda de obrigações – a tecnologia foi extremamente positiva neste ponto. Webinars, podcasts e reuniões online passaram a fazer parte das novas ferramentas de comunicação com o objetivo de capacitar e dialogar em busca de soluções para os inúmeros problemas que se apresentaram. Por terem promovido um grande ganho de agilidade na interação entre as redes de franquias, deve ser uma das mudanças que vieram para ficar. 

Transparência e planejamento como palavras-chave

Revisões de gastos e orçamentos, com eventuais cortes de despesas, e adaptações nos modelos de negócios estiveram presentes na maioria dos negócios durante a crise. Em busca de sobrevivência, varrer os números e refazer o planejamento é fundamental – porém, solitário. No caso das redes de franquias, franqueado e franqueador puderam trabalhar em conjunto neste difícil processo de enxugamento das operações. 

Imagem de reprodução: unsplash*

Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.

Leia também

  • Marcelo Cherto é entrevistado pelo Jornal do Empreendedor do Grupo Bandeirantes

    Presidente e fundador do Grupo Cherto fala sobre a importância da loja física no mercado atual.

  • Vantagens do cliente oculto para franquias

    Hoje mostraremos tudo sobre o cliente oculto nas franquias

  • Artigo produzido por Marcelo Cherto é destaque na Exame!

    O poder das lojas físicas: por que elas ainda são relevantes no mundo digital

  • 5 formas para melhorar a eficiência da sua rede de franquias

    Uma gestão eficiente dos negócios não costuma ser uma tarefa fácil.

  • Fonte: Reprodução - EdayryNews

    Marcelo Cherto comenta à Exame, sobre o modelo de negócio da Catupiry!

    Presidente e fundador da Cherto Consultoria fala sobre a aproximação da Catupiry ao primeiro bilhão.

  • Adquirir franquia home based vale a pena?

    Descubra a resposta e veja o que fazer