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Como divulgar um negócio online no segmento do franchising

Equipe Cherto - 17 de janeiro de 2022
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Se alguns anos atrás uma empresa que não estivesse na internet não existia, hoje não basta construir um site e achar que o seu negócio garantiu um lugar no mundo virtual. Presença digital, atualmente, pede boas colocações nas buscas do Google e produção de conteúdo para as redes sociais – no mínimo. Em se tratando de uma rede de franquias, então, temos alguns pontos bastante específicos a analisar quando pensamos em divulgar um negócio online. 

De cara, temos que considerar como será feita a comunicação da rede como um todo. Isso porque cada tipo de negócio tem necessidades e objetivos diferentes com a divulgação de seus produtos e serviços. Portanto, cuidar de uma estratégia ampla para definir detalhes como a linguagem com a qual o seu público mais se identificaria e que tipo de identidade visual será adotada em suas publicações seria o pontapé inicial para divulgar um negócio online.

Esta primeira etapa pode até parecer desnecessária ou menos importante mas, se bem feita, poderá garantir um caminho bem pavimentado para o conceito de unidade da sua rede de franquias no mundo virtual, o que poupará muito trabalho no futuro (caso já tenha começado a trilhar o seu caminho nas redes e tenha pulado esta etapa, volte alguns passos e arrume a casa – vale a pena!). Organizar e planejar tem ainda mais valor para uma franqueadora, pois deverá partir dela toda a estratégia utilizada pelas unidades franqueadas para divulgar o negócio online.

Isso porque há alguns modelos possíveis para marcar presença digitalmente no caso das franquias. Existem aquelas redes que preferem concentrar toda a comunicação nas mãos da franqueadora, que unifica todas as informações sobre a marca em um núcleo central, com site, perfis em redes sociais e publicidade online geridos por ela. Neste caso, as unidades franqueadas não têm autonomia para fazer sua própria divulgação, mas contam com uma força de exposição unificada e coesa.

Um outro tipo de estratégia para divulgar o negócio online propõe que os franqueados possam ter seus próprios perfis em redes sociais, utilizando como base os dados e a estrutura visual fornecidos pela franqueadora. Neste caso, a franqueadora cuida da parte estrutural da comunicação, divulgando conteúdos mais institucionais em seus canais. Pode, por exemplo, ter em seu site materiais relacionados ao histórico da empresa, explicações detalhadas sobre seus produtos e serviços, informações de contato sobre as unidades e, inclusive, sobre a venda de franquias. 

Em relação às redes sociais, a franqueadora pode escolher ter um modelo único de posts, tornando os diferentes perfis de seus franqueados réplicas do seu perfil central, mas com canais de vendas e dados de contato diferentes. Esta opção, apesar de deixar os franqueados um pouco engessados, evita que ocorram ruídos de comunicação, com posts muitos dissonantes nas diferentes franquias da rede.

A franqueadora pode, também, escolher dar mais autonomia aos franqueados e permitir que criem seus próprios conteúdos a partir de uma mesma matriz de identidade visual. Neste estilo de estratégia, os franqueados com mais aptidão e engajamento nas redes sociais podem se destacar e conseguir alavancar a prática de divulgar o negócio online. No entanto, será necessário um monitoramento constante por parte da franqueadora e regras claras sobre o que pode e não pode ser feito na presença digital de suas unidades franqueadas – tal qual já se faz com os pontos físicos.

Imagem reproduzida: unsplash

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