Ops...

404

Não encontramos essa página

Como fazer a divulgação de pequenos negócios?

Equipe Cherto - 23 de dezembro de 2021
Compartilhe

Em tempos onde somos constantemente bombardeados sobre os mais diversos conteúdos, as empresas cada vez mais têm se perguntado como ter uma comunicação efetiva e que, ao mesmo tempo, não vá deixar o seu cliente cansado com mais uma propaganda. Além disso, quando falamos sobre divulgação de pequenos negócios sabemos que a criatividade precisa falar mais alto do que os recursos financeiros. Neste cenário, fica a dúvida sobre quais mídias e em quais formatos apostar na hora de promover a sua marca. Separamos, então, algumas dicas que podem ajudá-lo a trilhar este caminho com mais clareza e verdade.

Tenha um plano de ação

Mesmo que sua empresa não conte com um setor de comunicação e a verba esteja curta para contratar uma consultoria especializada, acredite no “faça você mesmo”. Um planejamento simples, utilizando papel e caneta, já pode ser muito eficiente. Para isso, tenha em mente alguns fatores: 

  • Quais são os meus objetivos em relação à comunicação da minha empresa?
  • Qual é o público-alvo que o seu negócio pretende alcançar?
  • Quais serão os canais utilizados (virtuais ou não)?
  • Qual é o orçamento disponível para essas ações?
  • Como saberá que essas atividades deram resultado?

Marque presença

Em primeiro lugar, entenda onde o seu público está. Algumas pesquisas na internet podem trazer boas informações sobre o perfil do seu tipo de consumidor. Além disso, aposte primeiro naquilo que você conhece e tem familiaridade. Ou seja, crie perfis nas redes sociais que você já sabe utilizar, pois de nada adianta deixar o perfil parado, sem conteúdo novo — isso, inclusive, pode ser até pior do que não aparecer. Busque aprimorar os seus conhecimentos nessas plataformas escolhidas e entenda se a interação com o seu público está acontecendo. Tenha, também, uma página na internet. Hoje existem modelos fáceis de construir em plataformas como Wix e WordPress. Isso vai ser importante para que te achem no Google. E para manter essas ferramentas abastecidas de conteúdo, entenda que a sua agenda de trabalho precisa contar com um tempo diário de produção. Afinal, a divulgação de pequenos negócios necessita, acima de tudo, de dedicação e persistência.

Autenticidade

Exatamente por conta de tanto material sendo produzido, encontrar a sua voz pode ser a chave para ter um diálogo bem-sucedido com a sua audiência. Seja na comunicação no ponto de vendas, no envio de ofertas por WhatsApp, em newsletters semanais ou nas redes sociais. Claro que é importante buscar uma linguagem visual atrativa, com boas fotos e um design bacana (a ferramenta Canva tem ótimas opções gratuitas). Mas ser você mesmo pode trazer um tom de humanidade para a sua forma de comunicar, o que é muito bacana na divulgação de pequenos negócios. Pode ser falar do seu dia a dia como empreendedor, mostrar bastidores da empresa, contar como funciona a produção. O que quer que seja precisa ser genuíno, algo que se conecte com o que acontece no dia a dia do seu negócio. 

Imagem reprodução: freepik

Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.

Leia também

  • Marcelo Cherto é entrevistado pelo Jornal do Empreendedor do Grupo Bandeirantes

    Presidente e fundador do Grupo Cherto fala sobre a importância da loja física no mercado atual.

  • Vantagens do cliente oculto para franquias

    Hoje mostraremos tudo sobre o cliente oculto nas franquias

  • Artigo produzido por Marcelo Cherto é destaque na Exame!

    O poder das lojas físicas: por que elas ainda são relevantes no mundo digital

  • 5 formas para melhorar a eficiência da sua rede de franquias

    Uma gestão eficiente dos negócios não costuma ser uma tarefa fácil.

  • Fonte: Reprodução - EdayryNews

    Marcelo Cherto comenta à Exame, sobre o modelo de negócio da Catupiry!

    Presidente e fundador da Cherto Consultoria fala sobre a aproximação da Catupiry ao primeiro bilhão.

  • Adquirir franquia home based vale a pena?

    Descubra a resposta e veja o que fazer