Ops...

404

Não encontramos essa página

5 passos para melhorar o desempenho de sua rede de franquias

Equipe Cherto - 1 de abril de 2019
Compartilhe

Sabe quando você nota que, mesmo com inúmeras experiências e conhecimentos adquiridos, sua rede de franquias não funciona da maneira esperada? Nesse momento é fundamental., adotar medidas para melhorar o desempenho da rede.

Sabemos que nem toda teoria funciona na prática e, por isso, é natural que determinada área apresente resultados mais modestos, prejudicando o todo. Identificar pontos de melhoria e equilibrá-los com o que já está funcionando bem são ações primordiais, mas há muito que se fazer.

Se você está perdido nesse processo, a seguir, listamos cinco passos para melhorar o desempenho de sua rede de franquias. Que tal ver quais se aplicam à sua necessidade e começar a mudança agora mesmo?

1. Faça um check-up completo da rede

É preciso identificar o que não está funcionando e, depois, traçar uma abordagem para corrigir esses pontos deficitários. Você deve se perguntar: “o que pode ser feito para que os resultados sejam melhores?”.

Muitas vezes, o problema pode estar na área de vendas, ou em gastos excessivos, em questões de mercado – aqui, como não há forma de lutar contra ele, deve-se fazer as coisas de uma maneira diferente. Sistemas também podem estar errados, além de contato com o cliente final, marketing, etc. Tudo deve ser considerado.

2. Avalie a qualidade dos treinamentos oferecidos

Não é raro que empresas ofereçam inúmeros treinamentos, mas continuem recebendo queixas de falta de conhecimento. E sabe por que isso acontece? Porque, muitas vezes, o treinamento oferecido é inadequado, ou seja, não é o que a rede necessita.

Oferecer um conteúdo muito técnico, com zero foco em gestão, é um erro grande que a maioria das redes comete. O resultado é a sensação de que sempre falta treinamento ou o que foi passado é insuficiente.

3. Como anda seu atendimento?

O atendimento é um ponto crucial para o sucesso e bom desempenho de um negócio. Fazer um diagnóstico preciso dessa área é um dos pontos – chave para melhorar o desempenho de redes de franquias.

Uma dica é avaliar se esses canais são suficientes e compatíveis com os utilizados pelo público. Você deve, ainda, otimizar o atendimento em si, além de rever padrões e scripts dos atendentes. Tempo de atendimento e nível de satisfação precisam estar sempre no radar, ok?

4. Foque no marketing da sua rede de franquias

Esse é um ponto bastante importante, já que, a cada ano, crescem o número de marcas e a competitividade em todos os setores. Por vezes, uma rede tem desempenho fraco porque não estruturou um marketing forte e eficiente.

Tornar a sua rede mais popular e estudar novas formas para o franqueado divulgar o negócio em seu mercado, devem figurar entre as prioridades da equipe de marketing. Uma avaliação e medidas corretivas nessa área podem render ótimos resultados.

5. Considere a possibilidade de criar novos modelos de negócios

Todas as marcas devem acompanhar o movimento dos consumidores e as tendências de mercado. Então, talvez a sua rede de franquias esteja defasada quando o assunto é “modelo de negócio”.

Uma recomendação é avaliar se o molde de franquia adotado pela rede ainda faz sentido. Se surgirem dúvidas, é hora de considerar a possibilidade de criar outros modelos.

Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.

Leia também

  • Marcelo Cherto é entrevistado pelo Jornal do Empreendedor do Grupo Bandeirantes

    Presidente e fundador do Grupo Cherto fala sobre a importância da loja física no mercado atual.

  • Vantagens do cliente oculto para franquias

    Hoje mostraremos tudo sobre o cliente oculto nas franquias

  • Artigo produzido por Marcelo Cherto é destaque na Exame!

    O poder das lojas físicas: por que elas ainda são relevantes no mundo digital

  • 5 formas para melhorar a eficiência da sua rede de franquias

    Uma gestão eficiente dos negócios não costuma ser uma tarefa fácil.

  • Fonte: Reprodução - EdayryNews

    Marcelo Cherto comenta à Exame, sobre o modelo de negócio da Catupiry!

    Presidente e fundador da Cherto Consultoria fala sobre a aproximação da Catupiry ao primeiro bilhão.

  • Adquirir franquia home based vale a pena?

    Descubra a resposta e veja o que fazer