Cherto
  • O que fazemos
    • Criação de Franquias
    • Processos
    • Venda de franquias
    • Treinamento
    • Gestão
    • Outros canais
  • Quem somos
    • Nossa equipe
    • Nossa história
    • Nosso propósito
  • Nossos Clientes
    • Clientes
    • Cases
  • Ebooks
  • Blog
  • Contato
Cherto

Criação e Desenvolvimento Agência Chleba | Plataforma Add Suite - Tecnologia e Comunicação para Transformação Digital

  • O que fazemos
    • Criação de Franquias
    • Processos
    • Venda de franquias
    • Treinamento
    • Gestão
    • Outros canais
  • Quem somos
    • Nossa equipe
    • Nossa história
    • Nosso propósito
  • Nossos Clientes
    • Clientes
    • Cases
  • Ebooks
  • Blog
  • Contato

BLOG

  • Transforme seu negócio em Franquia
  • Otimize sua rede de Franquias
  • Conheça outras formas de expandir
  • Treine sua Equipe

Como integrar as lojas físicas e virtuais de uma marca

Equipe Cherto - 1 de outubro de 2019
Compartilhe

O aumento das vendas online das marcas é algo cada vez maior. A cada ano, o e-commerce é responsável por uma fatia maior de faturamento, mas, ainda hoje, as lojas físicas são de fundamental importância. Por isso mesmo, um desafio enfrentado pelas marcas é a integração de lojas físicas e virtuais.

Os temas “omnichannel” e “integração” são recorrentes quando o assunto é esse, mas, na vida real, sua aplicação não é tão simples assim. Há inúmeros entraves que dificultam a integração entre esses dois canais, especialmente no Brasil. Como, então, superar essas barreiras?

Desafios na integração de lojas físicas e virtuais

Uma das principais dificuldades quando se fala em integrar lojas físicas e virtuais é o compartilhamento dos estoques. Como lidar com uma venda online com retirada do produto na loja física, por exemplo?

Práticas como essas diminuem custos e aumentam a agilidade dos processos, mas não é tão fácil assim adotá-las.

Outra barreira é o sistema tributário brasileiro, que ainda é antigo e burocrático. Sendo assim, vender por um canal e entregar por outro gera uma grande complicação. Como fica a questão das notas fiscais diante disso?

Uma mentalidade avessa a mudanças e mais limitada é um dos grandes obstáculos nesse processo. Isso porque, para que essa integração tenha sucesso, é fundamental mudar a cultura de uma empresa e de seus profissionais.

Como integrar com sucesso as lojas físicas e virtuais de uma marca

Além da indispensável mudança de cultura e mentalidade da empresa, é primordial investir em algumas medidas para integrar esses dois canais.

A primeira delas envolve a tecnologia. Ela deve ser responsável pelo fornecimento de uma plataforma que unifique as lojas físicas com a virtual.

Assim, haverá o mesmo controle de estoque, o mesmo fluxo de entradas e saídas, a mesma linha de crédito e serão maiores as chances de proporcionar um atendimento de qualidade aos clientes.

Outra dica é oferecer a venda multicanais. Ela é o caminho para uma integração completa entre loja física e e-commerce. Por meio dessa ferramenta, é possível ver o produto na loja e comprá-lo na internet, seja pelo site ou pelo App.

Esse é um dos pilares básicos de conveniência, comodidade e transparência no processo de compra.

Alternativas de atendimento também são medidas importantes. Um exemplo é o cliente poder comprar pela internet e buscar o produto na loja física ou ainda solicitar a entrega a domicílio.

Trabalhar o conceito de que a loja física e online são uma coisa só também é uma medida que melhora a qualidade do atendimento ao cliente e facilita seu processo de compra.

Para fazer isso, uma dica é utilizar as redes sociais. Elas ajudam a comunicar novos conceitos e a mudar a cultura dos consumidores.

É fundamental, nos dias de hoje, encontrar respostas do porquê o consumidor deseja relações mais integradas de loja física e online.

Um passo para compreender e adotar essa mentalidade é pensar que o cliente não enxerga canal. Ele vê apenas uma marca e, portanto, quer ser bem atendido em qualquer modalidade de compra que escolher.

Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.
  • E-book: 8 pontos que uma indústria deve considerar antes de avançar para o varejo

    Baixe agora
  • E-book: Como saber se seus canais estão entregando todo o potencial

    Baixe agora

Leia também

  • Saiba avaliar se o desempenho do negócio está sendo satisfatório

    Muito se fala sobre desempenho do negócio, mas a verdade é que avaliações estruturadas e

  • tendencia no mercado de saude e bem-estar

    Marcas relacionadas a saúde e bem-estar são tendência nos próximos anos

    Que tendencia de estilo de vida têm sido inevitavelmente experimentadas por todos nos últimos dois

  • Saiba como aproveitar o potencial do multifranqueado

    Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas um dos mais importantes canais de

  • Saiba quais ações serão determinantes para as franquias de sucesso em 2022

    Saiba quais ações serão determinantes para as franquias de sucesso em 2022 Como diz Marcelo

  • pontos-comerciais

    Diferentes opções de pontos comerciais para franquias fora dos shoppings

    Os altos custos operacionais e a grande saturação dos shoppings têm transformado-os em pontos comerciais

  • microfranquias

    Aproveite a tendência das microfranquias sem abrir mão da credibilidade

    Em tempos de pandemia, as microfranquias ganharam ainda mais espaço no radar dos empreendedores que

Cherto

CONHEÇA A CHERTO

  • Quem somos
  • O que fazemos
  • Nossos clientes
  • Blog

ENTRE EM CONTATO

Avenida Paulista, 1337

11 andar - Bela Vista

01311-200 São Paulo – SP

REDES SOCIAIS

Entre em contato