Ops...

404

Não encontramos essa página

Como integrar as lojas físicas e virtuais de uma marca

Equipe Cherto - 1 de outubro de 2019
Compartilhe

O aumento das vendas online das marcas é algo cada vez maior. A cada ano, o e-commerce é responsável por uma fatia maior de faturamento, mas, ainda hoje, as lojas físicas são de fundamental importância. Por isso mesmo, um desafio enfrentado pelas marcas é a integração de lojas físicas e virtuais.

Os temas “omnichannel” e “integração” são recorrentes quando o assunto é esse, mas, na vida real, sua aplicação não é tão simples assim. Há inúmeros entraves que dificultam a integração entre esses dois canais, especialmente no Brasil. Como, então, superar essas barreiras?

Desafios na integração de lojas físicas e virtuais

Uma das principais dificuldades quando se fala em integrar lojas físicas e virtuais é o compartilhamento dos estoques. Como lidar com uma venda online com retirada do produto na loja física, por exemplo?

Práticas como essas diminuem custos e aumentam a agilidade dos processos, mas não é tão fácil assim adotá-las.

Outra barreira é o sistema tributário brasileiro, que ainda é antigo e burocrático. Sendo assim, vender por um canal e entregar por outro gera uma grande complicação. Como fica a questão das notas fiscais diante disso?

Uma mentalidade avessa a mudanças e mais limitada é um dos grandes obstáculos nesse processo. Isso porque, para que essa integração tenha sucesso, é fundamental mudar a cultura de uma empresa e de seus profissionais.

Como integrar com sucesso as lojas físicas e virtuais de uma marca

Além da indispensável mudança de cultura e mentalidade da empresa, é primordial investir em algumas medidas para integrar esses dois canais.

A primeira delas envolve a tecnologia. Ela deve ser responsável pelo fornecimento de uma plataforma que unifique as lojas físicas com a virtual.

Assim, haverá o mesmo controle de estoque, o mesmo fluxo de entradas e saídas, a mesma linha de crédito e serão maiores as chances de proporcionar um atendimento de qualidade aos clientes.

Outra dica é oferecer a venda multicanais. Ela é o caminho para uma integração completa entre loja física e e-commerce. Por meio dessa ferramenta, é possível ver o produto na loja e comprá-lo na internet, seja pelo site ou pelo App.

Esse é um dos pilares básicos de conveniência, comodidade e transparência no processo de compra.

Alternativas de atendimento também são medidas importantes. Um exemplo é o cliente poder comprar pela internet e buscar o produto na loja física ou ainda solicitar a entrega a domicílio.

Trabalhar o conceito de que a loja física e online são uma coisa só também é uma medida que melhora a qualidade do atendimento ao cliente e facilita seu processo de compra.

Para fazer isso, uma dica é utilizar as redes sociais. Elas ajudam a comunicar novos conceitos e a mudar a cultura dos consumidores.

É fundamental, nos dias de hoje, encontrar respostas do porquê o consumidor deseja relações mais integradas de loja física e online.

Um passo para compreender e adotar essa mentalidade é pensar que o cliente não enxerga canal. Ele vê apenas uma marca e, portanto, quer ser bem atendido em qualquer modalidade de compra que escolher.

Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.

Leia também

  • Marcelo Cherto é entrevistado pelo Jornal do Empreendedor do Grupo Bandeirantes

    Presidente e fundador do Grupo Cherto fala sobre a importância da loja física no mercado atual.

  • Vantagens do cliente oculto para franquias

    Hoje mostraremos tudo sobre o cliente oculto nas franquias

  • Artigo produzido por Marcelo Cherto é destaque na Exame!

    O poder das lojas físicas: por que elas ainda são relevantes no mundo digital

  • 5 formas para melhorar a eficiência da sua rede de franquias

    Uma gestão eficiente dos negócios não costuma ser uma tarefa fácil.

  • Fonte: Reprodução - EdayryNews

    Marcelo Cherto comenta à Exame, sobre o modelo de negócio da Catupiry!

    Presidente e fundador da Cherto Consultoria fala sobre a aproximação da Catupiry ao primeiro bilhão.

  • Adquirir franquia home based vale a pena?

    Descubra a resposta e veja o que fazer