Ops...

404

Não encontramos essa página

Como oxigenar a sua rede de franquia

Equipe Cherto - 1 de abril de 2019
Compartilhe

Quando um negócio é formatado para tornar-se uma rede de franquias, são definidos diversos aspectos que serão trabalhados com os franqueados, tais como treinamento, suporte, ferramentas de comunicação e gestão, assim como o modelo de negócio a ser franqueado.

Essas práticas, quando bem implementadas, trazem resultado, mas como tudo que não muda ao longo do tempo, tornam-se paisagem e perdem eficácia, principalmente, quando os franqueados operam há um certo tempo e aprenderam os aspectos básicos da operação.

É importante, pelo menos a cada dois anos, rever as ferramentas de gestão utilizadas junto à rede e as estratégias do negócio.

Essa revisão deve partir da Franqueadora, mas deve envolver também os franqueados. Esse envolvimento é uma forma de mantê-los engajados no negócio e criar um sentimento de participação e contribuição para a rede.

Esse envolvimento pode ser feito de várias formas:

  • Pesquisa junto à rede: Criar um formulário on-line para os franqueados sugerirem ações que a franqueadora poderia realizar sobre os principais pilares do negócio;
  • Grupo de trabalho ou comitê: Selecionar franqueados para realizar reuniões e discutir temas específicos e que possam ser de interesse da rede, como estratégias de marketing, produtos, capacitação e afins.

Outra fonte de informação para essa revisão, embora envolva pouco os franqueados, pode ser realizar benchmarks com outras redes. Visitar ou conversar com outros franqueadores para captação de boas práticas. A participação em reuniões regionais promovidas pela Associação Brasileira de Franchising – ABF ou Convenção do Franchising são oportunidades para conviver com outros franqueadores e captar informações.

Com base nessa captação de informações, interna e externa, é possível traçar um plano com as ações a serem implementadas. É importante que esse plano contemple, dentre outras ações, ações que trarão resultados rápidos e visíveis para toda a rede, principalmente, sobre aspectos demandados pelos franqueados.

Para os franqueados, um dos benefícios de fazer parte de uma rede de franquias é poder contar com o know-how e suporte do franqueador, mas esse conhecimento não pode ficar parado no tempo. Precisa ser sistematicamente revisto.

Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.

Leia também

  • Marcelo Cherto é entrevistado pelo Jornal do Empreendedor do Grupo Bandeirantes

    Presidente e fundador do Grupo Cherto fala sobre a importância da loja física no mercado atual.

  • Vantagens do cliente oculto para franquias

    Hoje mostraremos tudo sobre o cliente oculto nas franquias

  • Artigo produzido por Marcelo Cherto é destaque na Exame!

    O poder das lojas físicas: por que elas ainda são relevantes no mundo digital

  • 5 formas para melhorar a eficiência da sua rede de franquias

    Uma gestão eficiente dos negócios não costuma ser uma tarefa fácil.

  • Fonte: Reprodução - EdayryNews

    Marcelo Cherto comenta à Exame, sobre o modelo de negócio da Catupiry!

    Presidente e fundador da Cherto Consultoria fala sobre a aproximação da Catupiry ao primeiro bilhão.

  • Adquirir franquia home based vale a pena?

    Descubra a resposta e veja o que fazer