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Tendência para 2022: lojas físicas e virtual

Equipe Cherto - 27 de janeiro de 2022
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Algumas tendências importantes para as franquias em 2022 recebem grande influência tanto dos reflexos da pandemia quanto das mudanças que tem acontecido no varejo nos últimos anos. A relação entre as lojas físicas e as vendas no mundo virtual sofreu importantes mudanças nestes dois últimos anos e deixou bem claro que a tendência não é, de jeito algum, que uma substitua a outra mas, sim, que ambas se complementem. Sendo assim, a máxima da vez volta a ser o conceito de omnichannel, ou seja, multicanalidade, com integração entre lojas físicas e virtual.

Claro que o aumento expressivo das compras online, que com a pandemia deve ter tido o seu processo de crescimento acelerado em cerca de uma década, joga luz a todo o pano de fundo estrutural para conectar de forma eficiente as estruturas de lojas físicas e virtual. Portanto, tecnologia será o grande recurso daqueles que quiserem seguir as principais tendências de mercado neste ano que se inicia. Investir na informatização dos seus sistemas de venda, com integração entre o físico e o virtual e controles de estoque e afins, é a aposta certa para apostar na conquista de seu mercado consumidor – onde quer que ele esteja.

Neste sentido, os pontos físicos passam a assumir funções recém-adquiridas, como lugar voltado para a experiência de consumo, com foco no cliente e não no produto, e de mini centros de distribuição de mercadorias, que podem tanto ser entregues da casa dos consumidores quanto retiradas pessoalmente por eles. Este movimento encontra-se em formação ainda, mas o fato é que as empresas que quiserem fidelizar os seus clientes não podem mais esperar que eles tenham tempo de ir até elas.

No pós-pandemia, o direcionamento deve ser o de atender ao consumidor em seus diferentes momentos de compra e diferentes necessidades, com opções distintas de venda para cada um deles e utilizando-se de lojas físicas e do virtual ao mesmo tempo.

Imagem reproduzida: unsplash

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