Ops...

404

Não encontramos essa página

Saiba como estruturar um bom plano de expansão de franquias

Equipe Cherto - 9 de dezembro de 2021
Compartilhe
plano-de-expansao-de-franquias

Se você está procurando construir um plano de expansão de franquias já deve ter refletido sobre o assunto e compreendido que o franchising é a melhor das alternativas existentes ( “Entenda como funciona uma expansão de franquia”) para o crescimento do seu negócio. Assim sendo, existe agora um caminho significativo a trilhar, que precisa de bases sólidas para garantir que a sua rede cresça de forma sustentável, trazendo benefícios tanto para a franqueadora quanto para os futuros franqueados. Para isso, alguns fatores devem ser considerados e mapeados, a fim de trilhar um caminho em prol desse plano de expansão de franquias.

Investimento

Mesmo que o investimento para abertura das novas unidades venha dos franqueados, será necessário empregar capital para formatar esta rede de modo que seu modelo possa ser replicável. Provavelmente algumas mudanças serão necessárias e uma estrutura precisará ser criada para sustentar a nova empresa que fará parte deste negócio, a franqueadora.

Modelagem financeira e tributária

Uma das bases que devem fundamentar uma rede de franquias sólida é a de fornecer um modelo de gerenciamento financeiro bem estruturado, que servirá de padrão para todos os seus integrantes. Este formato deve estar testado e validado pela franqueadora, que também tem a responsabilidade de escolher um bom regime tributário  — principalmente em se tratando da complexibilidade que os assuntos relacionados a impostos carregam no Brasil.

Contratos

Bons contratos podem determinar o sucesso ou o fracasso de uma rede de franquias, acredite nisso. Portanto, conheça e cumpra as determinações da Nova Lei de Franquias (Lei n.° 13.966/2019), tomando suas informações como base para elaboração de um contrato que possa contemplar todos os direitos e deveres de franqueados e franqueador. Além disso, busque produzir uma Circular de Oferta de Franquias (COF) — item primordial para apontar o funcionamento de uma rede de franquias — que seja clara e direta, facilitando a compreensão de suas regras por parte dos candidatos a franqueados.

Perfil do franqueado

Pode parecer uma questão menos importante e genérica, mas se este é o momento de pensar em um plano de expansão de franquias é, também, a melhor hora para definir quais seriam as características essenciais para seus futuros parceiros de negócios. Não se trata de fazer uma lista de super habilidades mas, sim, de entender quais são as aptidões indispensáveis para gerir um negócio com o perfil do seu. No geral, capacidade para resolver problemas e alguns conhecimentos relacionados à administração acabam sendo os mais importantes. No entanto, o melhor é avaliar de acordo com as demandas de cada empresa.

Área de atuação e ritmo de expansão

Entender a regionalidade do seu produto ou serviço e qual seria a capacidade de abastecimento das franquias (principalmente caso a franqueadora seja a fornecedora das matérias-primas) são pontos importantes para pensar sobre os locais desses futuros pontos. Em um plano de expansão de franquias, considerar a localização geográfica de cada unidade e qual será a trajetória adotada para o crescimento pelo país é algo estratégico. Por mais que pareça tentador estar presente em vários estados, convém entender como essa dinâmica funcionaria na prática — e se ela faz sentido. 

Treinamento

A transmissão do know how do franqueador para os franqueados é a chave do processo de franchising. Ainda que todas as partes que compõem o complexo sistema de um plano de expansão de franquias sejam importantes, a transferência do conhecimento é o que dá liga na coisa toda. Tanto o aprendizado oriundo da vivência naquele negócio desde a sua fundação, como as ferramentas para replicar o seu modus operandi podem representar o grande segredo das franquias que têm sucesso. Afinal, de nada adianta ter todo o resto estruturado, se esses fundamentos não forem passados adiante de forma consistente. 

Imagem reproduzida: freeapik

Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.

Leia também

  • Gerando Prosperidade nas Favelas

    Projeto Do Favela 3D - Digna, Digital e Desenvolvida, do empreendedor social Edu Lyra, será franqueado para poder ser...

  • Visão empreendedora

    Como identificar oportunidades e tomar decisões estratégicas?

  • 7 lições de franqueados de sucesso para fazer bons investimentos em franquias

    Saiba como donos de dezenas de unidades avaliam finanças, cultura e expansão de marcas de franquias

  • Feiras de franquias

    Como tem acontecido a expansão de franquias no Brasil? Ao que tudo indica, 2022 será

  • Expansão de franquias no Brasil

    Como tem acontecido a expansão de franquias no Brasil? Ao que tudo indica, 2022 será

  • Empresas de expansão de franquias

    Terceirizar a expansão por franquias ou formar uma equipe própria?  Este é mais um daqueles