Ops...

404

Não encontramos essa página

Expansão de franquias no Brasil

Lucas Tadeu - 19 de abril de 2022
Compartilhe

Como tem acontecido a expansão de franquias no Brasil?

Ao que tudo indica, 2022 será o ano de retomada do crescimento no setor de franquias após a pandemia. Enquanto o ano anterior foi o responsável por restabelecer os parâmetros pré-pandemia, o período atual deverá encerrar-se com uma sensação de prosperidade no segmento. No entanto, a expansão de franquias no Brasil tem se apresentado de forma polarizada. Isso porque as redes com crescimento mais expressivo ou são aquelas já renomadas no mercado e dentro do seleto grupo de grandes marcas do franchise nacional, ou então, aquelas que são a bola da vez do pós-crise, as microfranquias. 

Desta forma, a grande massa de empresas franqueadoras que não estão em nenhum dos dois extremos e ainda lutam para estabelecer-se no mercado, precisam encontrar o caminho e retomar o fôlego perdido nos últimos dois anos. Para isso, o momento ao menos parece ser promissor – em especial para as franquias das áreas de entretenimento e lazer, hotelaria e turismo e alimentação. Isso porque, se 2021 foi o ano de expansão de franquias no Brasil com foco em casa e construção e limpeza e conservação, com os consumidores voltados para a vida doméstica, este ano deve representar a volta da sociabilização, com as pessoas querendo recuperar o tempo perdido resgatando a vida fora de casa.  Portanto, para aquelas redes que souberem destacar-se oferecendo experiências que tirem os consumidores de casa de forma segura e perene, as oportunidades de crescimento podem ser vitais rumo à recuperação do crescimento. Afinal, muitas empresas sobreviveram às custas de empréstimos e financiamentos e a retomada das atividades precisará ser muito positiva para que possam saldar as dívidas ao mesmo tempo em que resgatam o faturamento positivo. Portanto, ainda que as grande franqueadoras estejam mais imunes às intempéries do mercado e as novas marcas de microfranquias, com menor risco e baixo custo operacional, tenham maior expressão no momento, as redes de franquias que souberem inovar e aproveitarem as oportunidades de expansão de franquias no Brasil atual, podem destacar-se no cenário de 2022.

Leia também

  • Gerando Prosperidade nas Favelas

    Projeto Do Favela 3D - Digna, Digital e Desenvolvida, do empreendedor social Edu Lyra, será franqueado para poder ser...

  • Visão empreendedora

    Como identificar oportunidades e tomar decisões estratégicas?

  • 7 lições de franqueados de sucesso para fazer bons investimentos em franquias

    Saiba como donos de dezenas de unidades avaliam finanças, cultura e expansão de marcas de franquias

  • Feiras de franquias

    Como tem acontecido a expansão de franquias no Brasil? Ao que tudo indica, 2022 será

  • Empresas de expansão de franquias

    Terceirizar a expansão por franquias ou formar uma equipe própria?  Este é mais um daqueles

  • Fusões e aquisições tendem a crescer em momentos de crise

    Uma das consequências peculiares dos negócios em tempos de crise – e isso vale para