Ops...

404

Não encontramos essa página

Sofre com conflitos entre canais de venda? Veja como administrá-los

Equipe Cherto - 11 de novembro de 2019
Compartilhe
pagamento em diferentes canais de venda

Conflitos entre canais de venda fazem parte da realidade de todas as empresas que estão expandindo. No momento de escolher o melhor canal, é preciso considerar diversos aspectos, especialmente o objetivo do seu negócio.

Porta a porta, loja própria, e-commerce, venda em distribuidores, franquias… São muitas as opções de canais de venda, e o seu modo de atuação pode influenciar para que haja o mínimo de conflitos entre eles

Quer entender melhor como funciona essa interação entre canais? A gente te ajuda!

Quais são os conflitos mais comuns entre canais

Como existem muitos canais de vendas, se mal escolhidos, eles podem trazer problemas à rede e, consequentemente, gerar prejuízos.

Um exemplo é o canal da venda direta (conhecido como porta a porta). Isso porque ele tem alto nível de conflito com outros tipos de canal. Seu perfil altamente emocional e de baixo controle pode acarretar em desvios nas regras de negócio e os demais canais podem o enxergar como um influenciador negativos para a marca.

Esse é apenas um entre os geradores de conflito entre canais de vendas. Entretanto, há alguns outros.

Quando falamos de grandes redes de varejo como canal principal, também há altas chances de haver conflitos. O motivo? Como são de grande porte e representam grande importância na venda, eles podem impedir que a empresa comece a atuar em outros tipos de canais. Isso, como consequência, faz com que você vire “refém” dessa modalidade de venda.

Como evitar conflitos entre canais de venda

Uma recomendação para quem deseja minimizar conflitos entre canais de venda é investir em canais de menor porte.

Isso porque eles têm maiores chances de aceitar que outros canais vendam o mesmo produto. Com menor influência e poder, eles conversam de forma mais harmônica, o que evita possíveis problemas.

Se, por outro lado, você começar a expandir o seu negócio utilizando canais com alto risco de conflito, o processo pode ser muito mais difícil.

A recomendação geral é iniciar com os pequenos e médios e, depois, migrar para o procedimento porta a porta ou grandes redes.

Quando você cria uma “base” sólida, as chances de surgirem problemas porque um canal de distribuição deseja exclusividade são menores. Dessa forma, você consegue equilibrar melhor essa divisão, trazendo benefícios para todas as partes envolvidas.

Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.

Leia também

  • Gerando Prosperidade nas Favelas

    Projeto Do Favela 3D - Digna, Digital e Desenvolvida, do empreendedor social Edu Lyra, será franqueado para poder ser...

  • Visão empreendedora

    Como identificar oportunidades e tomar decisões estratégicas?

  • 7 lições de franqueados de sucesso para fazer bons investimentos em franquias

    Saiba como donos de dezenas de unidades avaliam finanças, cultura e expansão de marcas de franquias

  • Feiras de franquias

    Como tem acontecido a expansão de franquias no Brasil? Ao que tudo indica, 2022 será

  • Expansão de franquias no Brasil

    Como tem acontecido a expansão de franquias no Brasil? Ao que tudo indica, 2022 será

  • Empresas de expansão de franquias

    Terceirizar a expansão por franquias ou formar uma equipe própria?  Este é mais um daqueles