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O que são canais de vendas no varejo?

Equipe Cherto - 1 de abril de 2019
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Canais de vendas são as diversas formas utilizadas por uma empresa para comercializar seu produto ou serviço com seus clientes.

Eles podem ser tanto canais intermediários, como representantes comerciais, vendedores, distribuidores ou atacadistas, que mediam a venda do produto para os canais finais, que vendem o produto/serviço, diretamente, para o cliente final, seja pessoa física ou empresa.

Dentre os principais canais finais podemos, estão

  • Varejo físico: Lojas físicas que pode ser Monomarca – ou seja, só vender produtos de uma marca, como as lojas Samsung, ou multimarca, como as Casas Bahia;
  • E-commerce: Sites, que também podem ser Monomarca ou multimarca;
  • Porta a Porta: Revendedoras ou consultoras visitam os clientes e oferecem os produtos da marca (ou de várias);
  • Televendas: Venda via telefone dos produtos/ serviços. Também pode ser Monomarca, como televendas da Electrolux ou multimarca, como da Polishop.

Todos os canais finais podem ser operados de forma própria ou por terceiros, sejam franqueados, licenciados, agentes autorizados, entre outros. Essa definição depende das necessidades da empresa em termos de controle, cobertura, capacidade de investimento, custos e estrutura tributária.

Cada vez mais a estratégia de vendas de uma empresa precisa contemplar uma combinação de canais, para que seja possível acessar o cliente da forma que ele deseja.

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