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O que considerar ao definir o ritmo de expansão de franquia

Equipe Cherto - 19 de novembro de 2019
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maos masculinas digitando no notebook definindo o ritmo de expansao de franquia

Você tem uma rede de franquias e pretende expandi-la? Como, então, definir esse ritmo de expansão de franquia para que seja mantida a qualidade do atendimento e dos serviços? Com uma estratégia de crescimento bem definida.

Nesse momento de definir o ritmo de expansão, é essencial avaliar alguns pontos para identificar a capacidade de absorção do negócio.

Está pronto para esse desafio? A gente te ajuda no momento de crescer com qualidade!

Como avaliar o ritmo correto de expansão do negócio

No momento de definir o ritmo de expansão de uma rede, você precisa, antes de tudo, responder algumas perguntas. Vamos a elas:

O mercado absorve que tipo de expansão?

Seu negócio se encaixa bem no cenário atual do mercado? É possível ter várias lojas mantendo a qualidade e o mix de produtos e serviços?

Além disso, você precisa entender se há público consumidor do tamanho da sua expansão. De repente, é melhor focar em uma unidade mais forte do que expandir para várias, com demanda menor.

Você tem mercado para esse ritmo de expansão de franquia?

Você tem possibilidades de crescimento nos locais em que pretende ir? Mais do que isso: tem condições de prestar um bom serviço de orientação, capacitação, acompanhamento, monitoramento e motivação em todas essas localidades?

Para expandir com qualidade é preciso entender a capacidade do mercado e a sua. Se ambas não “conversarem entre si”, há algo de errado.

Como escolher os melhores locais para imprimir seu ritmo de expansão de franquia?

Respondidas essas perguntas e definido o melhor ritmo de expansão, é hora de escolher o local para abrir as franquias.

O ritmo de expansão também pode ser mensurado pela manutenção da qualidade da marca. Se você sentir que não conseguirá seguir processos e treinar equipes com a mesma capacidade, então talvez não seja o momento de crescer. 

Para ter certeza de que seu ritmo de expansão está correto, responda a essas perguntas:

1. Conseguirei treinar os novos franqueados e a equipe?

2. Posso monitorar e controlar a qualidade da rede?

3. Posso oferecer suporte aos novos e antigos franqueados?

4. Consigo prospectar e selecionar novos franqueados?

5. Posso fornecer produtos e insumos à rede sem elevar muito os meus custos logísticos?

Nesse momento, é preciso entender 5 fatores:

  • Demográfico: onde as pessoas com o meu perfil de cliente estão?
  • Financeiro: que volume de negócios esse local tem para me oferecer?
  • Situacional: como está o local naquele momento? Há perspectivas futuras?
  • Cultural: como é o comportamento das pessoas e dos negócios ali?
  • Competitivo: quem são meus concorrentes? Eles são fortes ali?

Uma dica, nesse momento, é obter dados como população, PIB, distribuição de renda e potencial e consumo. Empresas que trabalham com Geomarketing também podem consolidar esse tipo de informação – muito valioso para a sua rede.

Quando você reflete sobre esse processo de expansão da rede, é possível identificar até onde pode chegar para manter qualidade e que medidas deve adotar para atingir suas metas.

Lembre-se de que não existe ritmo de expansão certo. Tudo dependerá das características do seu negócio, bem como necessidades, situação de mercado e perfil do consumidor.

Equipe Cherto
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