Cherto
  • O que fazemos
    • Criação de Franquias
    • Processos
    • Venda de franquias
    • Treinamento
    • Gestão
    • Outros canais
  • Quem somos
    • Nossa equipe
    • Nossa história
    • Nosso propósito
  • Nossos Clientes
    • Clientes
    • Cases
  • Ebooks
  • Blog
  • Contato
Cherto

Criação e Desenvolvimento Agência Chleba | Plataforma Add Suite - Tecnologia e Comunicação para Transformação Digital

  • O que fazemos
    • Criação de Franquias
    • Processos
    • Venda de franquias
    • Treinamento
    • Gestão
    • Outros canais
  • Quem somos
    • Nossa equipe
    • Nossa história
    • Nosso propósito
  • Nossos Clientes
    • Clientes
    • Cases
  • Ebooks
  • Blog
  • Contato

BLOG

  • Transforme seu negócio em Franquia
  • Otimize sua rede de Franquias
  • Conheça outras formas de expandir
  • Treine sua Equipe

Feedbacks nas empresas: o que as empresas devem fazer com os feedbacks recebidos?

Equipe Cherto - 27 de novembro de 2019
Compartilhe
reunião executiva com imagem de mãos ilustrando feedbacks nas empresas

Sabe o feedback, aquele ponto de contato entre o consumidor e uma empresa? Essa troca de feedbacks nas empresas tem alto valor.

Essa importante ferramenta para avaliar e evoluir os processos, atendimento e gestão de uma rede é, muitas vezes, ignorada ou mal utilizada. Porém, é fundamental saber lidar com os feedbacks recebidos.

Boa parte das companhias, inclusive as redes de franquias, distribuidores e revendedores, não tem canal aberto para analisar ideias e considerar a sugestão do consumidor. Na maioria dos casos, quem lê o feedback não se aprofunda nele ou sequer explora a ideia.

Como as sugestões recebidas por uma empresa são um tesouro e, por isso, devem ser tratadas como tal, a seguir, listamos o que as empresas devem fazer com elas. Confira:

1. Nunca ignore um feedbacks nas empresas, seja ele qual for

Quando você coletar sugestões de clientes sobre o seu negócio, analise tudo e dê respostas (a todas). Mostre que você se preocupa com os feedbacks recebidos e avaliará a crítica, elogio ou dica do consumidor.

Se necessário, peça mais dados e solicite informações adicionais sobre como e quando o cliente percebeu isso.

Demonstrar interesse e vontade constantes de evoluir diz ao consumidor que você se preocupa com ele. Isso faz com que ele valorize o seu negócio e, mesmo que tenha tido um problema, volte a comprar um serviço ou produto ali.

2. Certifique-se de que quem lerá os feedbacks nas empresas vive o dia a dia

A sugestão do cliente sempre vem da outra ponta do negócio. Se você coloca alguém que não vive o dia a dia da operação, essa pessoa possivelmente não conseguirá entender as dores do consumidor.

Sem a leitura do que acontece na rede, é possível que a reclamação ou sugestão do cliente não receba a devida atenção. Assim, você perde a oportunidade de aprimorar serviços e melhorar o atendimento.

3. Identifique suas fraquezas com os feedbacks recebidos

Você precisa cobrir os pontos fracos da sua organização. Quando você descobre o que fazer com feedbacks recebidos, melhora atendimento, qualidade do serviço e capacitação da equipe, por exemplo.

Clientes são capazes de detectar rapidamente as falhas de um negócio e sentir o impacto das melhorias. Por isso, ao utilizar bem os feedbacks recebidos você tem o poder de corrigir esses erros.

4. Liste seus diferenciais com base nas sugestões de clientes

O feedback de clientes também ajuda a descobrir quais são seus pontos fortes. Assim, é possível listar os diferenciais da empresa na hora de convencer um potencial clientes a escolher seus produtos.

Fidelizar consumidores também é possível com o feedback de clientes. Isso porque você conhece as qualidades da sua rede e pode explorá-las com sabedoria.

5. Ache novas tendências a partir dos feedbacks recebidos

Um negócio que pretenda se manter relevante deve se renovar com frequência. Para tanto, é imprescindível achar novos nichos de atuação, segmentação de público, etc.

Ao aprender o que fazer com os feedbacks dos clientes, recolhendo dados e gerando material para orientar suas ações, você explora as diferentes oportunidades do mercado.

Valorizar a percepção que o consumidor tem da sua marca é um ponto fundamental para garantir o sucesso de um negócio. O feedback, na relação com o cliente, é altamente valioso e, por isso, não deve ser menosprezado.

Utilizar as sugestões, críticas e comentários dos clientes a favor da sua rede traz vantagens no momento de expandir, corrigir erros, melhorar a qualidade e até reconhecer colaboradores de destaque.

Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.
  • E-book: 8 pontos que uma indústria deve considerar antes de avançar para o varejo

    Baixe agora
  • E-book: Como saber se seus canais estão entregando todo o potencial

    Baixe agora

Leia também

  • Feiras de franquias

    Como tem acontecido a expansão de franquias no Brasil? Ao que tudo indica, 2022 será

  • Expansão de franquias no Brasil

    Como tem acontecido a expansão de franquias no Brasil? Ao que tudo indica, 2022 será

  • Empresas de expansão de franquias

    Terceirizar a expansão por franquias ou formar uma equipe própria?  Este é mais um daqueles

  • Fusões e aquisições tendem a crescer em momentos de crise

    Uma das consequências peculiares dos negócios em tempos de crise – e isso vale para

  • dark-kitchens

    Como funcionam as dark kitchens, tendência entre franquias de alimentação

    Parte de uma série de mudanças trazidas pela pandemia – mas que vieram para ficar

  • mercado expansão

    Como entender mercado e expansão em 2022?

    Um ano atrás, no início de 2021, ainda que quiséssemos ser otimistas, o cenário geral

Cherto

CONHEÇA A CHERTO

  • Quem somos
  • O que fazemos
  • Nossos clientes
  • Blog

ENTRE EM CONTATO

Avenida Paulista, 1337

11 andar - Bela Vista

01311-200 São Paulo – SP

REDES SOCIAIS

Entre em contato