Ops...

404

Não encontramos essa página

Como funcionam as dark kitchens, tendência entre franquias de alimentação

Equipe Cherto - 31 de janeiro de 2022
Compartilhe
dark-kitchens

Parte de uma série de mudanças trazidas pela pandemia – mas que vieram para ficar – as dark kitchens são uma das principais tendências para o mercado de franquias em 2022 e ainda devem dar muito o que falar. O conceito autoexplicativo pressupõe um espaço de preparo de refeições, sem um salão para os clientes, onde o foco é produzir comida apenas para entregar na casa dos consumidores.

E se o segmento de delivery já vinha crescendo bastante como atividade paralela de muitos restaurantes, com a pandemia a necessidade de redução de custos e de adaptar as atividades do food service para o consumo nas residências trouxe essa prática, ainda pouco explorada, para a luz dos negócios mais promissores do momento.

Este movimento, obviamente, provocou uma nova onda no franchise – diretamente ligado tanto ao food service quanto ao delivery propriamente dito. Vale, portanto, entender algumas das principais características dessa grande tendência para o ano que se inicia. 

1 – Custos X retorno

Por conta da estrutura mais enxuta, o investimento para montar a estrutura de um negócio baseado em dark kitchen é bem menor. Os custos operacionais também são igualmente reduzidos, o que combinado com a alta demanda do segmento proporciona um menor tempo de retorno sobre o investimento.

2 – Maior presença geográfica

A expansão dos aplicativos de entregas – traduzindo a busca dos consumidores por rapidez e praticidade na hora de fazer refeições – produziram uma demanda imensa por novas opções de delivery. As dark kitchens, por sua vez, possibilitaram que as marcas possam marcar presença em muito mais regiões, expandindo rapidamente sua área de atuação. Não precisar se preocupar com a estrutura de um restaurante e a viabilidade de pontos comerciais, tornou mais fácil e barato encontrar imóveis para implementar o negócio.

3 – Altamente integradas tecnologicamente

Por estarem diretamente relacionados aos aplicativos de entrega de comida, os negócios baseados em dark kitchens precisam ser altamente tecnológicos no que diz respeito à logística. Gerenciar pedidos de diferentes aplicativos, controlar tempo de preparo, estoque e rastrear entrega são apenas algumas das funções que os gestores destes espaços precisam realizar. Portanto, presença digital, em todos os âmbitos, é palavra-chave para este tipo de negócio.

4 – Experiência de marca

Para compensar a perda do impacto gerado pelo ponto físico no consumidor – que facilita que ocorra uma relação de experiência com a marca, aumentando a influência na compra por impulso, por exemplo – a escolha por um negócio focado em dark kitchen pede criatividade. Vale pensar em combos interessantes, embalagens atrativas e que entreguem sabor e segurança, e buscar ter uma presença digital marcante. Procurar formas de destacar-se na busca dentro dos aplicativos também pode ser um importante diferencial.

5 – Multimarcas

Mais um ponto a favor do franchising em relação às dark kitchens é a possibilidade de um mesmo franqueador poder virar um multifranqueado sem aumentar muito os seus custos. Claro que taxa de franquia e royalties ainda existirão, mas a partir do investimento em uma única estrutura poderá ser possível implementar mais de um negócio, diversificando os tipos de comidas ofertadas e multiplicando os lucros sem aumentar muito o custo fixo. 

6 – Pluralidade de opções

O aumento vertiginoso da atuação dos aplicativos de entregas trouxe, também, a necessidade de ofertar uma gama maior de produtos aos consumidores. Muito mais do que pizzas e hambúrgueres, agora o mix de estilos de comidas precisa de diversidade. Vale tudo, desde que exista público para consumir o seu produto – e as dark kitchens permitem explorar essas possibilidades infinitamente. 

Imagem reproduzida: freepeak

Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.

Leia também

  • Gerando Prosperidade nas Favelas

    Projeto Do Favela 3D - Digna, Digital e Desenvolvida, do empreendedor social Edu Lyra, será franqueado para poder ser...

  • Visão empreendedora

    Como identificar oportunidades e tomar decisões estratégicas?

  • 7 lições de franqueados de sucesso para fazer bons investimentos em franquias

    Saiba como donos de dezenas de unidades avaliam finanças, cultura e expansão de marcas de franquias

  • Feiras de franquias

    Como tem acontecido a expansão de franquias no Brasil? Ao que tudo indica, 2022 será

  • Expansão de franquias no Brasil

    Como tem acontecido a expansão de franquias no Brasil? Ao que tudo indica, 2022 será

  • Empresas de expansão de franquias

    Terceirizar a expansão por franquias ou formar uma equipe própria?  Este é mais um daqueles