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Consumidor: peça-chave na definição do melhor canal de vendas

Equipe Cherto - 27 de novembro de 2019
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consumidor em supermercado

Que canal de venda devo utilizar para fazer com que minha empresa cresça com qualidade? Essa é uma dúvida recorrente em todos os tipos de negócios e a resposta está sempre nele: o consumidor.

Se você está na dúvida a respeito de qual canal utilizar para crescer de forma estruturada e saudável, é fundamental avaliar três pontos. Eles te ajudarão a definir o melhor canal (ou mix) para o seu negócio.

O que seu consumidor espera, quer e precisa?

Essa questão deve estar na pauta quando o assunto é a definição do melhor canal de vendas para o seu negócio.

Você precisa entender o comportamento do seu cliente e qual é a melhor forma de atender às suas necessidades e preferências.

Conhecer o seu público-alvo é, portanto, imprescindível para se conseguir esse objetivo. Vale utilizar ferramentas para identificar o perfil do cliente, suas preferências e comportamento de compra e, ainda, criar estratégias para, com os canais adequados, “conversar” com ele da melhor forma. Ou seja, em quais momentos e de que forma ele interage com o produto ou serviço ao longo de sua vida.  

Quanto ele está disposto a pagar pela “experiência”?

Você precisa entender, antes de escolher seus canais de vendas, quanto o consumidor está disposto a pagar por qualquer valor adicional que agregue à sua experiência de consumo.

Se ele tem disponibilidade de investir mais para ter acesso a um produto ou serviço de maior qualidade, a escolha do canal (ou de um mix deles) deve levar isso em consideração.

Caso contrário, é preciso “colocar os pés no chão” e entender que talvez seja melhor apostar em canais mais baratos e com maior capilaridade.

Qual é o papel de cada canal para o consumidor?

É fundamental identificar o papel de cada um dos canais nessa geração de valor ao consumidor.

Se, por exemplo, sua rede tem um produto super conhecido e o cliente busca preço, a dica é investir em canais baratos e mais espalhados.

Entretanto, se o seu produto/serviço for novo e o cliente não o conhecer, é fundamental investir em uma venda mais consultiva. Isso significa um canal mais especializado e que aprofunde a experiência do consumidor com orientações, se necessário.

Entender o que deseja, quanto quer pagar e quais são as necessidades do cliente é um passo indispensável para definir os melhores canais de venda.

Invista em ferramentas que facilitem essa compreensão e veja como é possível acertar em cheio nessa escolha!

Equipe Cherto
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