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Qual é o papel do consultor de campo dentro de uma rede?

Equipe Cherto - 27 de novembro de 2019
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mao de consultor de campo fazendo anotacoes

Dentro de uma rede franqueadora, um dos cargos mais cruciais para garantir uma boa gestão de rede é o consultor de campo. Ele precisa entender muito bem o papel do franqueado e da franqueadora, além de conhecer a rede a fundo.

Embora ele seja um profissional bastante atuante dentro do negócio, ainda há dúvidas sobre qual é o papel do consultor de campo dentro de uma rede.

A seguir, elencamos as principais atribuições de um consultor de campo dentro de uma rede de franquias. Confira e entenda melhor sua atuação.

Como esse consultor trabalha

Basicamente, a função primordial de um consultor de campo é garantir que o propósito do negócio nas unidades franqueadas esteja de acordo com o esperado. Se o objetivo da rede ou franqueadora é fazer com que o franqueado tenha resultados e sucesso, o consultor de campo deve trabalhar para isso.

Ele tem a função de verificar se o trabalho está acontecendo lá na ponta. Importante:  muito mais que um investigador ou auditor, seu principal papel deve ser certificar-se de que o propósito da marca está sendo praticado.

Na busca por uma boa lucratividade, a consultoria de campo precisa conferir o Demonstrativo de Resultados em Exercício (DRE) e avaliar esse quesito.

Resumidamente, esse profissional é responsável por “fazer a coisa acontecer”. Por isso, ele atua em várias frentes, dependendo das características da rede.

Suas atribuições são inúmeras. Ele pode conferir o DRE, a arrumação da loja e outros muitos quesitos. Para que isso aconteça, no entanto, é fundamental ter sensibilidade para agir e uma gerência que saiba pedir, analisar e orientar esse profissional.

Quais são as atribuições do consultor de campo

Como falamos anteriormente, as funções do consultor de campo dependem muito dos objetivos e características da rede.

Entretanto, basicamente, podemos resumir a atuação do consultor com as seguintes tarefas:

  • Verificação de conformidade nas lojas;
  • Criação de um plano de ação para corrigir os problemas verificados;
  • Identificação das necessidades da franquia;
  • Avaliação periódica das unidades;
  • Elo do relacionamento entre unidade e franqueadora;
  • Antecipação aos problemas;
  • Redução de conflitos;
  • Fortalecimento da parceria entre franqueador e franqueado;
  • Padronização da rede;
  • Suporte à gestão;
  • Capacitação in loco da equipe da franquia e/ou franqueado;
  • Replicar boas práticas de operação e gestão.

A competência do consultor de campo é fundamental para que bons resultados sejam alcançados pela rede de franquias.

Por isso, esse profissional deve ter a capacidade de analisar aspectos financeiros e de operação, ações de marketing, atendimento e gestão de pessoal.

Invista na consultoria de campo e veja como ela pode te ajudar a potencializar resultados e melhorar a gestão de uma rede de franquias.

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