Ops...

404

Não encontramos essa página

Modelo de co-branding pode potencializar as vendas de unidades da sua rede

Equipe Cherto - 8 de setembro de 2022
Compartilhe

Estratégia relacionada à colaboração entre marcas, o co-branding pode ter um significado mais amplo quando associado ao franchising. Neste caso, uma tendência que demorou a ganhar espaço no Brasil – mas que parece ter engrenado nos últimos anos – é o modelo de compartilhamento de espaços. O formato consiste em duas (ou mais) redes de franquias dividindo a mesma loja, o que pode potencializar as vendas de todas as marcas participantes ao mesmo tempo em que permite que repartam os custos operacionais.

Essa tática de co-branding, que pode ser bastante interessante para o franqueado, pode ser, também, muito vantajosa para você, franqueador. É que o compartilhamento de lojas pode tanto ser feito por franqueadores diferentes, que repartem os custos com a locação do imóvel, água, luz e afins, mesmo que possuindo negócios distintos, quanto por um único franqueado, que aproveita um único espaço para desenvolver mais de um negócio. Nos dois casos, é possível oferecer vantagens para quem comprar mais de uma franquia da sua marca – o que faz sentido principalmente para aquelas empresas que têm mais de uma marca a oferecer.

O importante é que o resultado da operação de co-branding possa oferecer alguma vantagem ao cliente final, o que será consequentemente revertido em lucro para as redes. Os benefícios podem ser tanto comodidade para os consumidores, que terão, por exemplo, a chance de comer uma massa em uma franquia de comida italiana e, depois, comer uma sobremesa em uma unidade de uma sorveteria famosa, tudo isso no mesmo espaço. É possível pensar em sinergias dentro do mesmo setor, como no modelo de alimentação que mencionamos, ou em setores afins, como uma loja de bijuterias dentro de um salão de beleza. Portanto, ter essa tendência de mercado em mente pode significar, ainda, uma possibilidade de diversificação dentro da atuação de suas redes de franquias. Afinal, vendas casadas funcionam em diferentes segmentos, não é mesmo?

Leia também

  • Marcelo Cherto cita Pecados Capitais Do Franchising

    Em matéria publicada pela Revista É, o criador do Grupo Cherto comenta sua especialidade.

  • Marcelo Cherto indica filme de empreendedorismo ao Imparcial News

    Executivo participa de matéria especial para o Dia Internacional do Livro.

  • Livro indicado por Marcelo Cherto é destaque em matéria da Exame!

    No Dia Internacional do Livro, o portal listou 4 indicações de leitura para quem quer abrir o próprio negócio.

  • Marcelo Cherto destaca principais erros cometidos no franchising ao Correio Braziliense

    Executivo ensina como evitar os deslizes que podem levar à falência do negócio.

  • Araponga Mais fala sobre Curso de Consultores de Campo da Cherto Consultoria

    Evento que acontece entre os dias 17 e 18 de abril.

  • Formação em Consultores de Campo é evidenciada em Cidade No Ar

    Curso oferecido pela Cherto Consultoria foca em profissionais que já atuam ou desejam atuar como consultores de campo em...