Ops...

404

Não encontramos essa página

Saiba quais são os tipos de franquia existentes no mercado brasileiro

Equipe Cherto - 9 de março de 2023
Compartilhe

A indústria de franquias continuará a prosperar embora os altos e baixos do mercado, considerando as tendências recentes. Se você está adiando o início de seu próprio negócio por medo da economia, agora é a hora de parar de se preocupar e começar a viver, a vida dos sonhos. Por isso que hoje, indicaremos quais são os tipos de franquia existentes no mercado brasileiro.

Quais são os tipos de franquias existentes no mercado brasileiro?
Existem muitos formatos de negócio diferentes no campo de franquias, permitindo que os franqueados adaptem seus negócios às suas indigências financeiras e organizacionais específicas.

Além disso, o mesmo negócio pode ter uma variedade de estruturas operacionais. Conhecer os vários tipos de franquias é, portanto, crucial. Dessa forma, você poderá encontrar um formato de franquia que funcione para você, bem como aprender sobre possíveis caminhos de crescimento na rede ou com outros tipos de franquias.

Franquia Unitária
O proprietário da empresa concorda em permitir que você abra uma unidade franqueada da rede e conceder a você direitos exclusivos para revender a marca em um determinado território. Tomemos, como modelo, uma loja em um shopping ou uma loja na praça de uma cidade.

Franquia Master
Um master franqueado é um indivíduo que recebeu o direito legal de operar várias franquias em um determinado território. O franqueado ou um terceiro pode então gerenciar os locais restantes.

Para obter uma franquia master, é necessário um investimento inicial substancial. No entanto, o retorno sobre o investimento é proporcional porque o franqueado tem direito a uma parte dos lucros regionais.

Franquia de Desenvolvimento de Área
Espera-se que o parceiro franqueado assuma a responsabilidade regional. É uma estratégia comum para empreendimentos que buscam expandir sua marca internacionalmente. Quando uma empresa compra este tipo de franquia, o proprietário concorda em abrir um certo número de locais em um prazo especificado.

Micro franquia
Esse design de franquia é um dos tipos mais intrigantes e está se expandindo o tempo todo. Os custos iniciais de investimento são baixos, o que é o principal ponto de venda.

Portanto, se você está considerando abrir uma franquia pela primeira vez, essa pode ser uma boa opção a se considerar. As micro franquias são negócios que podem ser iniciados com investimento inferior a R$ 86 mil.
Entre seus muitos benefícios, está um retorno mais rápido do capital de investimento inicial, graças ao seu baixo preço. Além disso, o franqueado tem mais liberdade para moldar a micro franquia de acordo com seu estilo de vida.

Store in store
Permitem que os proprietários de empresas estabeleçam um balcão em seu próprio local. O objetivo é vender itens que complementam os já disponíveis na loja.

Como uma loja de roupas instalada no anexo do hotel, por exemplo. Nesse cenário, tanto a loja quanto o hotel oferecem comodidade, para o cliente poder fazer suas compras sem precisar sair de sua hospedagem.

Franquia de conversão
Os empresários que já administram um negócio, mas gostariam de transformá-lo em uma franquia, podem usar um contrato de franquia de conversão.

Nesse caso, tornar-se um franqueado permitirá que você aproveite os muitos benefícios associados ao trabalho com um franqueador, incluindo padronização de produtos ou serviços, escalabilidade operacional, reconhecimento de marca e aplicação de pesquisas anteriores.

Franquia combinada
Com uma franquia combinada, o proprietário de uma empresa pode estabelecer várias marcas em um único local. Mas é importante ressaltar que cada franqueado é responsável por atender suas próprias condições para permitir esse tipo de franquia.

O modelo de negócio, neste caso, deve ser semelhante ao de uma franquia store in store, ou seja, as marcas que convivem no mesmo local, devem oferecer bens e serviços complementares.

Por exemplo, uma loja de equipamentos esportivos pode ter várias franquias, cada uma vendendo produtos específicos para um determinado esporte. Dessa forma, o franqueado terá um diferencial competitivo na atração de mais clientes para sua loja, reduzindo a sazonalidade e os custos operacionais.

Franquia social
A busca pelo lucro é contrária ao espírito das franquias sociais. Este tipo de franquia é usado para fornecer serviços sociais gratuitamente. Portanto, este é um exemplo de aplicação dos métodos de franchising para a expansão e replicação de uma iniciativa social.

Assim, a principal distinção entre este tipo de franquia e os demais é que seu foco primordial será sempre a viabilidade e expansão a longo prazo do projeto em questão.

Ou seja, nem o franqueador, nem o franqueado o utilizam com o objetivo primordial de ganho financeiro.

(Fonte: Notícia Concurso)

Leia também

  • Américo José fala sobre movimento clean beauty ao Diário do Comércio

    Sócio-diretor da Cherto Consultoria destaca a importância do propósito.

  • Guilherme De Cara, sócio do Grupo Cherto comenta sobre a recuperação extrajudicial da Amaro ao Diário do Comercio!

    Executivo destaca que o ponto forte da Amaro ainda é o e-commerce, onde está focada toda a estratégia da...

  • Presidente da Cherto Consultoria tem artigo publicado na Revista Nosso Setor

    Marcelo Cherto fala sobre lojas físicas em seu artigo!

  • Em artigo destacado no Negócios Desruptivos Marcelo Cherto destaca a importância da experiência no varejo!

    Presidente do Grupo Cherto Consultoria, produz artigo sobre experiência sensorial e imersiva

  • Segundo Marcelo Cherto em artigo publicado no Sincovaga SP as lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Os pontos de venda físicos continuam sendo relevantes mesmo diante do avanço digital para Marcelo Cherto, fundador e presidente...

  • Segundo Marcelo Cherto, lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Em artigo publicado na SA.Varejo, Marcelo Cherto comenta o mercado