Ops...

404

Não encontramos essa página

Quer crescer e não tem recursos? Veja formas de driblar esse problema

Equipe Cherto - 1 de abril de 2019
Compartilhe

O desejo de crescer e expandir um negócio está entre as metas de grande parte dos empresários. Entretanto, a maioria se depara com o mesmo problema: falta de recursos.

A ausência de condições financeiras para colocar em prática algumas medidas que garantiriam o crescimento de uma empresa não precisa barrar seu crescimento, sabia? Há formas alternativas de garantir o sucesso do negócio e não abrir espaço para a concorrência.

A seguir, apresentamos algumas maneiras de driblar a falta de recursos para crescer. Veja os prós e contras e escolha a que mais tem a ver com o seu perfil de negócio.

Financiamento bancário subsidiado

Essa opção geralmente custa caro, mas é o tipo de crédito mais fácil de se captar. Ainda que os juros sejam subsidiados (como no caso das linhas do BNDES, por exemplo), o custo desse tipo de financiamento costuma ser alto – o que pode tornar o plano de expansão inviável.

Sócio-investidor para financiar o crescimento do negócio

A captação de um ou mais sócios pode ser uma boa alternativa desde que todos possuam objetivos comuns, perfis compatíveis e expectativas semelhantes em relação ao futuro da empresa. O problema é que, neste caso, o fundador terá que abrir mão de parte do controle do negócio.

Aporte de um fundo de investimento

Essa modalidade ajuda o empresário que deseja crescer e não tem recursos. Ideal para negócios que tenham um bom potencial de crescimento, esse aporte implica em abrir mão de parte do controle da empresa. Além disso, é possível que seja necessário até vendê-la quando seu crescimento estimado se concretizar.

Adoção do modelo de franquias

Franquear um negócio geralmente permite um crescimento rápido sem que o franqueador precise dispor de muito capital. Assim, é possível crescer rapidamente, de forma pulverizada e sem que o dono da marca (franqueador) precise fazer grandes investimentos.

A estruturação de uma empresa franqueadora é um trabalho complexo, que exige análise rigorosa de mercado, elaboração de manuais e treinamentos específicos. Afinal, sem um modelo de negócios testado e aprovado será muito difícil atrair franqueados para a sua marca.

Invista em franquias para crescer sem gastar muito

Franquear um negócio é uma excelente forma de expansão, já que o investimento para abrir novas unidades é feito pelos franqueados.

Quem deseja crescer e não tem recursos deve, primeiramente, criar um modelo de negócios bem estruturado para atrair investidores. Por isso, uma consultoria especializada é ideal, já que a estruturação da franquia custa menos e é um processo feito mais rapidamente do que quando o próprio empresário tenta fazê-lo sozinho.

Avalie o perfil do seu negócio e considere a possibilidade de franqueá-lo. Os resultados podem ser impressionantes! 

Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.

Leia também

  • Américo José fala sobre movimento clean beauty ao Diário do Comércio

    Sócio-diretor da Cherto Consultoria destaca a importância do propósito.

  • Guilherme De Cara, sócio do Grupo Cherto comenta sobre a recuperação extrajudicial da Amaro ao Diário do Comercio!

    Executivo destaca que o ponto forte da Amaro ainda é o e-commerce, onde está focada toda a estratégia da...

  • Presidente da Cherto Consultoria tem artigo publicado na Revista Nosso Setor

    Marcelo Cherto fala sobre lojas físicas em seu artigo!

  • Em artigo destacado no Negócios Desruptivos Marcelo Cherto destaca a importância da experiência no varejo!

    Presidente do Grupo Cherto Consultoria, produz artigo sobre experiência sensorial e imersiva

  • Segundo Marcelo Cherto em artigo publicado no Sincovaga SP as lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Os pontos de venda físicos continuam sendo relevantes mesmo diante do avanço digital para Marcelo Cherto, fundador e presidente...

  • Segundo Marcelo Cherto, lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Em artigo publicado na SA.Varejo, Marcelo Cherto comenta o mercado