Ops...

404

Não encontramos essa página

Qual a maior franquia do mundo?

Lucas Tadeu - 7 de junho de 2022
Compartilhe

Certamente o primeiro nome que nos vem à cabeça quando pensamos “Qual a maior franquia do mundo?” é McDonald´s. De fato, a marca de fast food conhecida mundialmente é a maior rede em termos financeiros, gerando muito lucro aos seus componentes. No entanto, a maior franquia do mundo em número de unidades é a rede de lojas de conveniência 7-Eleven – cuja operação brasileira foi um fracasso por uma série de motivos (assunto para um outro artigo). 

Porém, na América do Norte e em grande parte da Ásia, a rede estadunidense faz um enorme sucesso e conta com um plano de expansão agressivo e organizado, motivo pelo qual atingiu o posto atual de maior franquia do mundo. Vale a pena, então, verificarmos alguns dos pontos que contribuem para este sucesso de crescimento em números de lojas e utilizarmos como referência para as franqueadoras brasileiras.

Informação

Qualquer um que pense em abrir uma franquia 7-Eleven tem acesso a um imenso conteúdo sobre franchising, desde a parte conceitual do sistema de expansão por franquias até um passo a passo detalhado sobre como fazer para tornar-se um franqueado. Algo extremamente simples de se fazer – mas a maioria das franqueadoras por aqui não faz – e que demonstra um grande respeito pelo candidato ao abastecê-lo de informações prévias. Muitos franqueadores acreditam que guardando essas informações farão com que os candidatos se aproximem para obtê-las, o que acaba sendo um imenso engano. Informar aproxima e causa desejo, além de ser fácil e barato de fazer.

Engajamento

A maior rede de franquias do mundo promove uma série de eventos presenciais e virtuais para interessados em conhecer mais sobre a empresa e o seu processo de franchising – antes mesmo de fazerem parte dela. A ideia é engajar e promover o conceito da marca, estratégia reforçada na escolha dos pontos de vendas, que estimula a pluralidade de pessoas e culturas, ou seja, busca diferentes perfis de franqueados para suas diferentes áreas geográficas de atuação, buscando opções geográficas de atuação dentro das comunidades sociais a que pertencem. Essa ideia de comunidade é tão forte, que existem condições especiais, inclusive, para veteranos de guerra que pretendem ter uma unidade da maior franquia do mundo.

MultifranquiasA rede 7-Eleven aposta fortemente na força dos multifranqueados oferecendo, inclusive, a oportunidade de já começar o negócio com mais de uma loja, iniciando sua própria rede dentro da rede. A ideia é incentivar os franqueados a crescerem, estimulando a todo momento a ampliação de sua atuação dentro da área geográfica escolhida. Para se ter uma dimensão deste conceito, hoje 33% dos franqueados da rede são multifranqueados. Portanto, está aí um dos grandes segredos para que a resposta para a pergunta “Qual é a maior franquia do mundo?” seja: 7-Eleven.

Leia também

  • Américo José fala sobre movimento clean beauty ao Diário do Comércio

    Sócio-diretor da Cherto Consultoria destaca a importância do propósito.

  • Guilherme De Cara, sócio do Grupo Cherto comenta sobre a recuperação extrajudicial da Amaro ao Diário do Comercio!

    Executivo destaca que o ponto forte da Amaro ainda é o e-commerce, onde está focada toda a estratégia da...

  • Presidente da Cherto Consultoria tem artigo publicado na Revista Nosso Setor

    Marcelo Cherto fala sobre lojas físicas em seu artigo!

  • Em artigo destacado no Negócios Desruptivos Marcelo Cherto destaca a importância da experiência no varejo!

    Presidente do Grupo Cherto Consultoria, produz artigo sobre experiência sensorial e imersiva

  • Segundo Marcelo Cherto em artigo publicado no Sincovaga SP as lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Os pontos de venda físicos continuam sendo relevantes mesmo diante do avanço digital para Marcelo Cherto, fundador e presidente...

  • Segundo Marcelo Cherto, lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Em artigo publicado na SA.Varejo, Marcelo Cherto comenta o mercado