Ops...

404

Não encontramos essa página

Qual a maior franquia do Brasil?

Lucas Tadeu - 10 de junho de 2022
Compartilhe

Responder à pergunta “Qual a maior franquia do Brasil?” não é uma tarefa difícil. Afinal, o maior nome do franchising brasileiro também é um dos mais antigos do segmento. Por isso, a história da rede O Boticário se confunde com a presença das franquias do Brasil, sendo uma espécie de sinônimo do termo e um exemplo de sucesso por muitos fatores. No entanto, vamos destacar aqui alguns que podem levar a boas reflexões e servir de benchmark para outras redes franqueadoras.

Marketing 

As estratégias de comunicação da rede O Boticário mostram que o tempo de existência da marca não significa ter critérios antigos para falar com o seu consumidor. Pelo contrário. A marca sempre mostrou dinamismo para lidar com as mudanças do mercado e, também, da sociedade, criando campanhas importantes em todos os tipos de mídia, do digital à televisão. Assim, esteve sempre presente na vida dos brasileiros, fazendo parte do seu dia a dia e sendo sempre lembrada. 

Holding

O sucesso do negócio nunca foi motivo para acomodação. O Boticário sempre foi uma empresa que não teve medo de crescer e se aventurar por novos mercados, apostando na aquisição de marcas promissoras e expandindo sua atuação fora dos muros confortáveis do franchising. Com outras seis marcas hoje – além da principal, que tem também atuação internacional –, a holding O Boticário está presente em shoppings, no grande varejo e no comércio eletrônico, com um alcance notável no mercado de beleza brasileiro, um dos que mais crescem no mundo.

Multicanalidade

Outro grande exemplo de sua atuação contemporânea, sempre antenada às novas tendências, é que a marca apostou forte na multicanalidade. Assim, explora de forma integrada e construtiva as diferentes opções de atendimento ao cliente, buscando ser uma solução para ele. Com isso, integra bem os sistemas online e presencial, promovendo mais vendas nos pontos físicos por oferecer vantagens, como isenção de frete e cuidados extras, tipo maquiagem grátis, juntamente com a praticidade da compra online. Além disso, não teve medo de investir em revendedoras e mostrou que uma empresa pode agregar diferentes canais de vendas, sem que um canibalize o outro, desde que haja planejamento e estratégia, reforçados por um forte conceito de marca.

Verticalização

Para dar suporte a todos os pilares anteriores, O Boticário sempre apostou na verticalização da produção, investindo em laboratórios e equipes de pesquisa. Isso não apenas é extremamente vantajoso do ponto de vista comercial, uma vez que aumenta as margens de lucro por cortar intermediários, como, ainda confere um alto grau de confiabilidade e exclusividade aos seus produtos. Portanto, responder à pergunta “Qual a maior franquia do Brasil?” fica bastante fácil: O Boticário.

Leia também

  • Américo José fala sobre movimento clean beauty ao Diário do Comércio

    Sócio-diretor da Cherto Consultoria destaca a importância do propósito.

  • Guilherme De Cara, sócio do Grupo Cherto comenta sobre a recuperação extrajudicial da Amaro ao Diário do Comercio!

    Executivo destaca que o ponto forte da Amaro ainda é o e-commerce, onde está focada toda a estratégia da...

  • Presidente da Cherto Consultoria tem artigo publicado na Revista Nosso Setor

    Marcelo Cherto fala sobre lojas físicas em seu artigo!

  • Em artigo destacado no Negócios Desruptivos Marcelo Cherto destaca a importância da experiência no varejo!

    Presidente do Grupo Cherto Consultoria, produz artigo sobre experiência sensorial e imersiva

  • Segundo Marcelo Cherto em artigo publicado no Sincovaga SP as lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Os pontos de venda físicos continuam sendo relevantes mesmo diante do avanço digital para Marcelo Cherto, fundador e presidente...

  • Segundo Marcelo Cherto, lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Em artigo publicado na SA.Varejo, Marcelo Cherto comenta o mercado