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O que são taxas de franquia e qual é a melhor forma de aplicá-las em sua rede?

Lucas Tadeu - 17 de maio de 2022
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Entre as principais questões que devem ser estabelecidas ao iniciar um processo de formatação de rede, a taxa de franquia corresponde ao valor inicial pago pelo franqueado para poder utilizar aquela marca – e todo o pacote que faz parte do início daquele negócio. Assim sendo, o que é taxa de franquia? (*link: https://blog.cherto.com.br/transforme-seu-negocio-em-franquia/o-que-e-taxa-de-franquia/)? É o valor inicial, pago pelo candidato, para fazer parte daquele grupo. Dentro disso, uma série de fatores precisam ser considerados para compor o valor dessa contribuição inicial – o que confunde, e muito, a cabeça dos franqueadores.

Isso porque, não existe uma fórmula simples para estabelecer o valor a ser cobrado. Diferentes aspectos preexistentes do negócio podem dar algumas pistas na direção da composição de taxa mais precisa, mas vale dizer que não existe resposta certa. Porém, vamos por partes. Entre os elementos do negócio que devem ser considerados, um dos mais relevantes é o tempo da marca. Claro que não se trata de “quilômetros corridos”, mas uma marca que esteja fortemente estabelecida no mercado, com anos que comprovem sua solidez, certamente terá mais valor ao ser vendida. E esse é um fator que serve, inclusive, como forma de seleção para grandes e renomadas redes.  

Além disso, outro fator bastante relevante na formação da taxa de franquia é a estrutura que será oferecida para as unidades franqueadas. Que fique aqui bem claro que toda franqueadora tem o dever de oferecer suporte às suas franquias. No entanto, quanto maior for o suporte oferecido, tanto em termos de treinamento quanto de supervisão – considerando, ainda, manuais e assistência na abertura das lojas – maior será o valor da taxa. Isso porque, obviamente, os custos para a franqueadora serão maiores e devem entrar na composição de valores pagos pelos franqueados.

Outro ponto importante a considerar é o quanto os seus concorrentes costumam cobrar de taxa de franquia. Aqui vale a ressalva de que não basta fazer uma média do mercado para determinar o seu preço, mas vale, sim, levar em consideração esta informação. Afinal, o seu candidato a franqueado irá usar este dado em conta na hora de decidir qual franquia irá escolher para investir e, mesmo que a sua taxa de franquia seja mais alta, você poderá explicar a ele o porquê desta cobrança e o que ele irá receber por este investimento. 

Outros dois agentes que precisam entrar nessa conta são o tempo de contrato e o tamanho da unidade. Quanto mais longo o contrato, maior a taxa a ser cobrada – existem redes que cobram novas taxas para a renovação, equivalentes à taxa inicial, e têm outras que reduzem este valor por conta do menor investimento necessário na ocasião da renovação. Em relação ao tamanho da unidade, dependendo do negócio, faz sentido cobrar valores diferentes dependendo do modelo de loja em questão. Desta forma, os quiosques teriam valores de taxas de franquia diferentes das lojas maiores. 

Agora, porque não existe uma resposta certa sobre o que é taxa de franquia, no sentido de qual seria o melhor modelo para determinar o valor dessa tarifa dentro da sua rede? Porque além dessas variáveis todas mencionadas acima, outros fatores influenciam nessa precificação. O projeto de expansão é um deles. Em estratégias de expansão mais agressivas, muitas redes acabam retirando a taxa de franquia de suas cobranças iniciais. Trata-se de uma prática de risco, mas que pode ser acertada considerando-se o tamanho e as intenções da franqueadora. Portanto, considere esses aspectos, pesquise o mercado, mas, acima de tudo, leve em consideração qual é o projeto de expansão da sua rede e qual será o seu investimento de capital para ele se concretize – a conta precisa fechar. 

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