Ops...

404

Não encontramos essa página

Vale a pena montar uma rede focada em franquias home office?

Leticia Moreno - 29 de abril de 2022
Compartilhe

Com o sistema de franchise tendo atingido maiores graus de maturidade, os papéis de franqueadores e franqueados ganharam novos contornos dentro das redes de franquias. Diante da pergunta “o que é franqueado?”, não basta mais dizer que, simplesmente, trata-se daquele que adquire uma franquia. O bom franqueado de hoje (link para: *https://blog.cherto.com.br/otimize-sua-rede-de-franquias/um-novo-franqueado-pede-um-novo-franqueador/), além de não querer mais assumir um posto que exija uma postura de plena passividade, tem conhecimento e habilidade para contribuir muito mais no progresso e no desenvolvimento da rede de franquias da qual faz parte – e o franqueador de visão fomenta essa contribuição dentro do seu negócio.

Isso não quer dizer que os processos e as regras de conduta que norteiam cada rede devam deixar de existir ou serem flexibilizados. Pelo contrário. As diretrizes servem para orientar os franqueados e padronizar as unidades, fortalecendo a marca e cultivando a confiança dos seus clientes. No entanto, a comunicação entre franqueador e franqueado não pode mais ser unilateral. Cientes de sua importância dentro da cadeia, os franqueadores são as pessoas mais habilitadas a entender tanto aquilo que funciona e facilita o dia a dia nos pontos de vendas, quanto as práticas que tornam-se entraves para o bom desempenho do negócio. Portanto, ainda sobre a pergunta “o que é franqueado?”, ele deve ser, antes de mais nada, o principal termômetro de uma marca de franquias.

Assim sendo, o franqueador que entende o papel do franqueado como um agente fundamental no processo de crescimento da rede de franquias encontra nesses investidores importantes aliados – ou seja, muito mais do que meros pagadores de royalties. Esse tipo de empresário, ao responder à pergunta “o que é franqueado?”, dirá, portanto: franqueado é um parceiro de negócios. E para que essa parceria tenha sucesso a cultura da rede deve estar enraizada em todos os que fazem parte dela, de forma que ao sugerir novas propostas e melhorias o franqueado esteja pensando na coletividade, não apenas em sua unidade franqueada. Com estes valores presentes no dia a dia da marca, todos tendem a ganhar. 

Leia também

  • Américo José fala sobre movimento clean beauty ao Diário do Comércio

    Sócio-diretor da Cherto Consultoria destaca a importância do propósito.

  • Guilherme De Cara, sócio do Grupo Cherto comenta sobre a recuperação extrajudicial da Amaro ao Diário do Comercio!

    Executivo destaca que o ponto forte da Amaro ainda é o e-commerce, onde está focada toda a estratégia da...

  • Presidente da Cherto Consultoria tem artigo publicado na Revista Nosso Setor

    Marcelo Cherto fala sobre lojas físicas em seu artigo!

  • Em artigo destacado no Negócios Desruptivos Marcelo Cherto destaca a importância da experiência no varejo!

    Presidente do Grupo Cherto Consultoria, produz artigo sobre experiência sensorial e imersiva

  • Segundo Marcelo Cherto em artigo publicado no Sincovaga SP as lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Os pontos de venda físicos continuam sendo relevantes mesmo diante do avanço digital para Marcelo Cherto, fundador e presidente...

  • Segundo Marcelo Cherto, lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Em artigo publicado na SA.Varejo, Marcelo Cherto comenta o mercado