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Food service retoma o crescimento adaptado ao novo estilo de consumidor

Lucas Tadeu - 1 de abril de 2022
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Food service retoma o crescimento adaptado ao novo estilo de consumidor

Um dos setores mais impactados pela pandemia, o food service também foi um dos segmentos com a melhor recuperação no mercado. Se em 2021 as vendas já estavam praticamente no mesmo patamar de 2019, pré-pandemia, o ano de 2022 deve ser de plena recuperação, com chances de retomada de crescimento no âmbito geral. No entanto, esse restabelecimento deve considerar algumas mudanças no perfil do consumidor.

Além do forte crescimento do delivery, que funcionou como forma de sobrevivência para muitos estabelecimentos, as modalidades de take away e drive-thru também cresceram entre os novos formatos de fornecimento de refeições para comer fora dos restaurantes. O fato é que muitos dos consumidores, que já vinham buscando opções para comer em casa 

ou no trabalho, acabaram tendo seus interesses atendidos pelas restrições impostas pela pandemia – e não devem mais abrir mão dessas facilidades, seja retirando a comida pessoalmente no restaurante ou comprando de dentro do carro. 

Outra importante mudança no padrão de consumo dentro do setor de food service tem relação com as questões sanitárias, que ganharam maior atenção por parte dos clientes e devem ser consideradas como um importante diferencial de qualidade atualmente. Mesmo sem a obrigatoriedade de medidas protetivas, ambientes abertos e ventilados passaram a ser mais valorizados, assim como atitudes que demonstrem cuidados com higiene, como a presença de álcool em gel para os frequentadores e limpeza frequente dos balcões, mesas e cadeiras. 

Além disso, uma crescente preocupação com qualidade de vida e hábitos saudáveis, tanto para os indivíduos quanto para o bem-estar do planeta, aparecem como novas tendências entre os consumidores do mercado de food service. Portanto, marcas com apelo ligado tanto à sustentabilidade, com cuidados relacionados aos materiais descartáveis e demais matérias-primas, quanto ao modo de vida saudável, devem receber a preferência do público – uma prova disso é que praticamente todas as grandes redes de alimentação, mesmo aquelas associadas diretamente ao junk food, busca trazem opções vegetarianas ou veganas e preocupam-se, pelo menos, com a utilização de materiais recicláveis ou biodegradáveis.  

Assim sendo, a retomada do patamar de crescimento do food service deve acontecer, no geral, neste ano de 2022. Porém, as adaptações oriundas da pandemia não devem ter retrocesso. O movimento deve acontecer com a combinação do retorno das pessoas para os restaurantes de forma plena juntamente com as novas formas de consumo, seja por meio da retirada dos alimentos, com o take away e o drive-thru, seja pelo delivery. O destaque ficará com aqueles que souberem incorporar essas novas tendências às suas operações. Nesse sentido, as franquias devem estar novamente em evidência, já que muitas empresas acabaram adotando padronizações em suas operações e migraram para o sistema de franchising, dando margem para a formação e para a expansão de novas redes no segmento.

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