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Como vender uma franquia?

Lucas Tadeu - 14 de maio de 2022
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Ok, você terminou a estruturação da sua rede e agora precisa começar a acontecer – chegou a hora de vender franquias. Talvez esse parecesse o ponto mais fácil de todo o processo quando o planejamento de expansão por franquias começou. No entanto, depois de tudo formatado e pronto para rodar, pode bater uma insegurança quando se pergunta como vender uma franquia. Por isso, para além das questões de como estruturar essa venda, vamos nos concentrar em quais ações ajudam a turbinar esse processo, ou seja, nos aspectos do marketing que podem ser planejados para iniciar de forma positiva e consistente a venda das suas franquias.

Organize as informações

Em primeiro lugar, tenha todas as informações sobre as oportunidades de compra de unidades da sua franquia organizadas e acessíveis em seu site. Este é o básico, mas que muita gente esquece de fazer. Afinal, pode até ser que o seu candidato a franqueado não chegue até a sua rede por este caminho, mas existem grande chances de que ao considerar a compra de uma franquia ele busque os sites das marcas de seu interesse para ver o que elas têm a oferecer – imaginou a bola fora daquelas que não divulgam essas informações?

Conheça o seu alvo

Volte algumas casas até o momento onde definiu o perfil do candidato ideal. A partir dele é que você irá planejar quais ações deverá fazer para poder impactá-lo, escolhendo, inclusive, quais são os melhores canais de comunicação, e quais os tipos de atividades pertinentes para poder dialogar com esse possível investidor. Sem saber quem quer atingir, pode ficar atirando a esmo, sem acertar em nada.

Descubra o caminho do cliente

Como já falamos algumas vezes em outros textos deste Blog, o candidato a franqueado é, antes de mais nada, um cliente da sua empresa. O franqueado, portanto, inicia a sua jornada dentro de uma marca do posto de consumidor final. Buscar entender o que o atraiu até o seu negócio e o que despertou sua vontade em fazer parte daquela estrutura será fundamental tanto para poder trazê-lo para mais perto quanto para tentar replicar, em outros clientes, essa mesma atração.

Esteja nas redes e produza conteúdo

Hoje, um dos grandes pontos ao pensar em como vender uma franquia precisa ser a produção de conteúdo. Isso porque, agora, as marcas têm sido, cada vez mais, cobradas por engajamento, o que significa contar uma história e embasar suas atitudes trazendo informação acerca do que fazem ou do que acreditam. Sendo assim, não basta estar nas redes sociais, pois apenas ficar postando conteúdo aleatórios não irá engajar nem os consumidores finais – quanto mais candidatos a franqueados. Então, construa um planejamento de comunicação sólido e use isso a favor do seu negócio.

Mantenha relacionamentos

Busque, sempre, fidelizar – fornecedores, consumidores finais e candidatos a franqueados. A construção de relacionamentos é ouro em qualquer tipo de negócio e, em redes de franquias em crescimento, pode ser vital. Jamais esqueça daqueles interessados que não fecharam negócio. Seja lá qual for a sua estratégia de manutenção – vale email marketing, newsletter ou similares –, nunca feche este canal, pois poderá garantir a sua venda de amanhã.

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