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Como funciona o sistema de franquias?

Lucas Tadeu - 10 de maio de 2022
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Talvez a melhor forma de explicar como funciona o sistema de franquias, formato que virou sinônimo de expansão de empresas de sucesso e de grandes redes mundo afora, seja trazer cada um dos pontos percorridos por uma empresa até que ela se transforme em uma rede de franquias. Vamos juntos nessa caminhada? 

Um empreendedor tinha um ideia

Independentemente de qual tenha sido aquela história em particular, fato é que todo negócio começa com uma ideia e uma pessoa disposta a colocá-la em prática. Sabemos, no entanto, que para que se tenha sucesso nessa empreitada, uma série de fatores contam – situação econômica mundial e local, mercado, desenvolvimento do plano de negócio, capital de giro, público-alvo, escolha de ponto comercial e mais outros tantos elementos, entre os quais, alguma sorte, até. 

Empresa deu certo e pode alcançar voos maiores

Aquela ideia inicial deu certo. O negócio vingou, ultrapassou a barreira dos dois primeiros anos – onde a taxa de mortalidade é altíssima – e está pronto para começar a frutificar. O empreendedor já conhece o mercado onde está inserido e enxerga algumas possibilidades de crescimento. No entanto, ele ainda precisa organizar a casa para poder dar passos consistentes em direção a um crescimento sólido e sustentável.

Estruturar para crescer

Antes de iniciar um processo de expansão, qualquer empresa precisa organizar sua estrutura interna, seja profissionalizando áreas que ainda estavam sendo geridas de forma amadora, seja criando setores necessários para sustentar esse crescimento. Organizar a logística, formar uma rede consistente de fornecedores terceiros e planejar um departamento que cuidará da implementação de das unidades são etapas extras pelas quais as empresas que buscam o franchising como forma de expandir, devem passar.

Formatando as franquias

Após uma avaliação criteriosa sobre a melhor forma de expandir o negócio, escolheu-se, então, a formação de uma rede de franquias. É chegada a hora, portanto, de formatar o negócio, entendendo qual será o modelo a ser replicado, estabelecendo os padrões e processos a serem seguidos, definindo o perfil dos franqueados, elaborando a COF (Circular de Oferta Inicial) e organizando a burocracia necessária para que as vendas aconteçam. Muitas marcas, ainda, buscam o auxílio de consultorias especializadas neste momento, seja para fundamentar o planejamento de expansão ou, então, para ajudar na venda das franquias propriamente ditas.

Venda das unidades

Provavelmente este é o ponto onde a maioria das pessoas começa a tomar contato com o franchising, entendendo como funciona o sistema de franquias a partir da compra ou da venda das mesmas – sem, no entanto, ver a base desse iceberg, que começou com aquela ideia inicial e passou por todo um intenso processo de fortalecimento e estruturação até chegar na venda das unidades. Sendo assim, uma marca com formação sustentável deverá ter na venda de franquias um processo natural em sua expansão, procurando formar uma boa equipe comercial para fomentar esse crescimento de maneira ativa e próspera.

Franqueador e franqueado

Ponto mais importante no equilíbrio de todo sistema de franquias, a relação entre franqueador e franqueado tem a capacidade de ditar o quanto uma rede poderá prosperar – ou não. Isso porque, uma relação saudável entre esses dois elementos, com respeito e troca de ideias, colabora para o crescimento da rede como um todo, atraindo mais investidores e consumidores para a empresa e criando um círculo virtuoso de prosperidade. Prova disso é que todas as principais redes de franquias do mundo tem intensos programas de relacionamento entre franqueador e franqueado, fomentando, ainda, uma boa relação entre os diferentes franqueados, que são o real motor das marcas.

Taxas e royalties

Necessários para que o negócio exista, o estabelecimento de taxas e royalties justos e pertinentes, ou seja, que permitam que os dois lados ganhem, é um dos grandes segredos do modelo de franquias. Afinal, se a base do sistema é formada por uma empresa que cede a outra o direito de uso de sua marca prevendo a replicação de um modelo de sucesso, isso precisa acontecer mediante ao pagamento de um valor pré-estabelecido. No entanto, chegar a este valor nem sempre é tarefa fácil. Enquanto a cobrança da taxa de franquias (valor inicial, como uma espécie de pedágio), pode determinar a entrada ou não de um candidato a franqueado no negócio, os royalties (taxas mensais, que podem ser fixos ou variáveis, atrelados ao desempenho da unidade) podem definir a sua saída, caso sejam tão altos que tornem-se impossíveis de honrar.

A importância do marketing

Cada vez mais importantes, as estratégias de marketing hoje podem influenciar muito em como funciona o sistema de franquias. Isso pois, sem um consistente planejamento de comunicação e penetração de mercado, nenhuma empresa consegue crescer – muito menos uma rede de franquias. Este, atualmente, é o grande trunfo que redes de sucesso trazem na manga ao saberem estabelecer quem é o seu público-alvo e como se comunicar com ele em diferentes canais de marketing, seja nos meios físicos ou virtuais. E, nesse sentido, fica como responsabilidade da franqueadora criar uma estratégia que possa unir toda a rede e, ao mesmo tempo, servir de ferramenta para que cada unidade consiga se destacar em sua área de atuação.

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