Ops...

404

Não encontramos essa página

Como acertar na estruturação de processos e manuais

Equipe Cherto - 1 de abril de 2019
Compartilhe

Você sente que os processos e manuais da sua rede são confusos, pouco didáticos e, no final das contas, não trazem mais conhecimento ao usuário? Acredite, esse é

um problema recorrente em diversas redes e que precisa ser resolvido o quanto antes.

Manuais têm o coração da empresa. Eles reúnem todas as regras, procedimentos, formatação do negócio e práticas recomendadas no dia a dia da franquia. Por isso mesmo, atualizá-los e acertar na sua formulação é primordial para o sucesso de um negócio.

Precisa de dicas para estruturar processos e manuais cada vez melhores? A gente te ajuda!

1º passo – Identifique os pontos críticos dos processos

Uma das melhores formas de acertar na estruturação de manuais e processos é identificar o que terá impacto negativo na rede se não for bem pensado. Olhe para os pontos-chave do negócio, levante informações desses processos e avalie como otimizá-los.

É fundamental que se tenha um olhar de melhoria constante e aprimoramento do que já existe. Por isso, converse com quem executa esses processos e está lá no dia a dia, entendendo os pontos nevrálgicos do negócio.

2º passo – Coloque-se na posição do leitor desse material

Levantadas as informações relevantes, é hora de propor melhorias para otimizar os processos. Nesse momento, é primordial se colocar no lugar de quem lerá os manuais de franquia.

A regra aqui é: Deixe o material didático e com a linguagem adequada a quem vai ler. Para tanto, vale utilizar recursos como ilustrações, vídeos e até gibis. Passar as informações por meio de histórias em quadrinhos pode ser uma ótima forma de tornar as coisas mais fáceis, não acha?

3º passo – Capriche na divulgação para os colaboradores

Manuais bonitos e organizados de nada servem se estiverem guardados na gaveta. Então, uma boa divulgação de seu conteúdo é fundamental para gerar essa transferência de conhecimento de maneira eficiente.

Nesse momento, o foco deve ser transformar o manual em uma ferramenta de consulta sempre pensando em gerar melhorias, transferência de know-how e garantir do sucesso do negócio.

Processos e manuais simples de entender, didáticos e que disponham de todas as informações necessárias aos colaboradores de uma rede são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Não se esqueça de manter os materiais atualizados de forma que sempre reflitam a sua realidade.

Investir na elaboração, bem como na implantação desses processos e no treinamento de todos corresponde a grande parte da receita para que uma rede de franquias funcione em harmonia e gere resultados satisfatórios. Vale a pena investir nisso!

Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.

Leia também

  • Américo José fala sobre movimento clean beauty ao Diário do Comércio

    Sócio-diretor da Cherto Consultoria destaca a importância do propósito.

  • Guilherme De Cara, sócio do Grupo Cherto comenta sobre a recuperação extrajudicial da Amaro ao Diário do Comercio!

    Executivo destaca que o ponto forte da Amaro ainda é o e-commerce, onde está focada toda a estratégia da...

  • Presidente da Cherto Consultoria tem artigo publicado na Revista Nosso Setor

    Marcelo Cherto fala sobre lojas físicas em seu artigo!

  • Em artigo destacado no Negócios Desruptivos Marcelo Cherto destaca a importância da experiência no varejo!

    Presidente do Grupo Cherto Consultoria, produz artigo sobre experiência sensorial e imersiva

  • Segundo Marcelo Cherto em artigo publicado no Sincovaga SP as lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Os pontos de venda físicos continuam sendo relevantes mesmo diante do avanço digital para Marcelo Cherto, fundador e presidente...

  • Segundo Marcelo Cherto, lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Em artigo publicado na SA.Varejo, Marcelo Cherto comenta o mercado