Ops...

404

Não encontramos essa página

Como foi 2021 para as franquias? Veja o balanço do terceiro trimestre

Equipe Cherto - 14 de janeiro de 2022
Compartilhe
balanço-terceiro-trimestre

Depois de um ano com tantas incertezas, o franchising fecha o ano de 2021 com claros sinais de recuperação. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising, ABF, o balanço do terceiro trimestre pode ser considerado bastante positivo, com 168.616 unidades de franquias em funcionamento por todo o território nacional – número igual ao de 2019, antes do início da pandemia. Outros elementos ajudam a corroborar os indícios de recuperação do setor, como o faturamento acumulado em doze meses de 182,38 bilhões de reais, também alinhado com os valores de 2019, e o total de 2.800 marcas operando por meio do sistema de franquias.

Estes dados mostram que se em 2020 houve uma retração 7,9% do segmento no Brasil, a alta de 8,4% apresentada em 2021 nos traz de volta ao jogo, com uma recuperação muito melhor do que a maioria dos setores da economia brasileira, que ainda tenta alcançar, com dificuldade, os números de antes da pandemia. Neste cenário, o maior destaque ficou para o setor de casa e construção, que ficou em evidência com as pessoas passando mais tempo em casa e se preocupando em transformar seus espaços para ficarem mais confortáveis ou adaptados ao home office. Já o setor que mais sentiu o impacto dos efeitos do confinamento de acordo com o balanço do terceiro trimestre, como já era de se esperar, foi o de hotelaria e turismo.

No entanto, os três últimos meses de 2021 mostraram, também, que foi um dos segmentos com maior recuperação no fim do ano. Em número de unidades, o que se viu foi, também, uma recuperação após o fechamentos e repasses ocorridos no ano anterior. Se em 2020 o saldo foi de empate, com equilíbrio entre o número de unidades fechadas e abertas, mas sem crescimento, em 2021 o saldo foi positivo, com 2,3% de crescimento. Assim sendo, as perspectivas para o ano que inicia são animadoras.

Ainda que a pandemia não tenha acabado e novas variantes estejam nos assombrando a todo momento, a alta da vacinação no Brasil somada à criatividade e à boa gestão do mercado de franquias durante essa crise acenam para um 2022 de boas oportunidades no franchising – e deveremos ter boas notícias no balanço do terceiro trimestre deste ano.

Imagem de reprodução: freepeak

Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.

Leia também

  • Américo José fala sobre movimento clean beauty ao Diário do Comércio

    Sócio-diretor da Cherto Consultoria destaca a importância do propósito.

  • Guilherme De Cara, sócio do Grupo Cherto comenta sobre a recuperação extrajudicial da Amaro ao Diário do Comercio!

    Executivo destaca que o ponto forte da Amaro ainda é o e-commerce, onde está focada toda a estratégia da...

  • Presidente da Cherto Consultoria tem artigo publicado na Revista Nosso Setor

    Marcelo Cherto fala sobre lojas físicas em seu artigo!

  • Em artigo destacado no Negócios Desruptivos Marcelo Cherto destaca a importância da experiência no varejo!

    Presidente do Grupo Cherto Consultoria, produz artigo sobre experiência sensorial e imersiva

  • Segundo Marcelo Cherto em artigo publicado no Sincovaga SP as lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Os pontos de venda físicos continuam sendo relevantes mesmo diante do avanço digital para Marcelo Cherto, fundador e presidente...

  • Segundo Marcelo Cherto, lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Em artigo publicado na SA.Varejo, Marcelo Cherto comenta o mercado