Ops...

404

Não encontramos essa página

Como aproveitar as oportunidades e crescer sem verba para financiar a expansão

Equipe Cherto - 1 de abril de 2019
Compartilhe

Quer expandir e não tem recursos?

Fique tranquilo, esse é o problema de grande parte dos empresários, que enxergam boas oportunidades de crescimento para o seu negócio, mas não conseguem colocá-las em prática.

É possível, sim, não deixar a chance passar e nem abrir espaço para os concorrentes. Para isso, há algumas medidas que podem ser adotadas.

A primeira delas é solicitar um financiamento bancário, que geralmente custa caro, porém é o tipo de crédito mais fácil de se captar. Uma ressalva é que, como os juros são altos, essa iniciativa pode inviabilizar os planos de expansão.

Recorrer a um sócio é outra alternativa possível, mas que pode custar o controle da empresa e ter que abrir mão de parte do negócio, mas o aspecto positivo é se houver perfis e objetivos comuns, a expansão será mais provável.

Uma terceira medida é receber o aporte de um fundo de investimentos, mas você está disposto a ceder parte do controle da empresa?

Esse tipo de ajuda implica em seguir regras estabelecidas pelo fundo, abrir mão de parte do negócio e estar disposto a, eventualmente, vendê-la quando o potencial de crescimento do negócio se realizar.

O modelo de franquias pode ser a melhor forma de crescer sem verba

Depois de conhecer algumas opções de financiamento da expansão para seu negócio é possível que você não tenha gostado de nenhuma. E, nesse momento, vale pensar no modelo de franquias.

Franquear o seu negócio permite que a empresa cresça de forma rápida, pulverizada e sem que o franqueador – dono da marca – tenha que dispor de muito capital.

Isso acontece porque, nesse caso, serão os próprios franqueados os responsáveis por investir o capital necessário para abrir novas unidades. Ao franqueador caberá apenas investir na criação de uma infraestrutura para a rede de franquias.

Vale destacar que criar uma empresa franqueadora é um trabalho complexo, que exige análise rigorosa do mercado, formatação do modelo de expansão numa franquia, elaboração de treinamentos, manuais e contratos. Só assim é possível atrair possíveis franqueados e expandir de forma saudável.

Se você enxerga oportunidades de crescer mas não tem verba, avalie todas as possibilidades uma delas, pode ser a ideal para você franquear o seu negócio.

Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.

Leia também

  • Américo José fala sobre movimento clean beauty ao Diário do Comércio

    Sócio-diretor da Cherto Consultoria destaca a importância do propósito.

  • Guilherme De Cara, sócio do Grupo Cherto comenta sobre a recuperação extrajudicial da Amaro ao Diário do Comercio!

    Executivo destaca que o ponto forte da Amaro ainda é o e-commerce, onde está focada toda a estratégia da...

  • Presidente da Cherto Consultoria tem artigo publicado na Revista Nosso Setor

    Marcelo Cherto fala sobre lojas físicas em seu artigo!

  • Em artigo destacado no Negócios Desruptivos Marcelo Cherto destaca a importância da experiência no varejo!

    Presidente do Grupo Cherto Consultoria, produz artigo sobre experiência sensorial e imersiva

  • Segundo Marcelo Cherto em artigo publicado no Sincovaga SP as lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Os pontos de venda físicos continuam sendo relevantes mesmo diante do avanço digital para Marcelo Cherto, fundador e presidente...

  • Segundo Marcelo Cherto, lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Em artigo publicado na SA.Varejo, Marcelo Cherto comenta o mercado