Ops...

404

Não encontramos essa página

Qual é a diferença entre taxa de franquia e royalties?

Equipe Cherto - 24 de novembro de 2021
Compartilhe

Algumas expressões bastante utilizadas no franchising podem causar confusão para quem está começando a ter contato com o assunto. Na verdade, são tantos termos específicos que é preciso um verdadeiro glossário para traduzir cada um deles aos iniciantes. Neste post, a ideia é esclarecer a diferença entre taxa de franquia e royalties.

A principal distinção entre um e outro tem a ver com a periodicidade de pagamento. Enquanto a taxa de franquia costuma ser paga apenas no início do negócio, após a assinatura do contrato, os royalties são, geralmente, pagos mensalmente. Vale, portanto, explicar um pouquinho sobre as funções de cada um.

Taxa de franquia

Uma tarifa única, referente à concessão do direito de uso da marca e que costuma girar em torno de 10% do investimento total feito para a abertura da unidade franqueada. Esta taxa tem como principal finalidade a cobertura dos recursos utilizados pela franqueadora para viabilizar aquela operação, o que cobre desde o processo de seleção do candidato a franqueado até o seu treinamento. Assim como todos os demais encargos envolvidos no processo de aquisição de uma unidade franqueada, a taxa de franquia deve constar na Circular de Oferta de Franquia, a COF. Em alguns casos ela é cobrada novamente na renovação do contrato, o que não é uma regra.

Royalties

No geral, os royalties costumam ser a principal fonte de remuneração dos franqueadores. Sua cobrança, na maioria das vezes, é mensal e a determinação do valor também deve estar prevista na COF, assim como no caso da taxa de franquia. O montante pode ser tanto fixo quanto um percentual sobre a renda daquela unidade, ou, até mesmo, um sistema misto, onde combine um valor fixo e uma taxa variável. Seja qual for o sistema definido, a cobrança de royalties têm como objetivo a remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado.

Fonte da imagem:freepik

Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.

Leia também

  • Américo José fala sobre movimento clean beauty ao Diário do Comércio

    Sócio-diretor da Cherto Consultoria destaca a importância do propósito.

  • Guilherme De Cara, sócio do Grupo Cherto comenta sobre a recuperação extrajudicial da Amaro ao Diário do Comercio!

    Executivo destaca que o ponto forte da Amaro ainda é o e-commerce, onde está focada toda a estratégia da...

  • Presidente da Cherto Consultoria tem artigo publicado na Revista Nosso Setor

    Marcelo Cherto fala sobre lojas físicas em seu artigo!

  • Em artigo destacado no Negócios Desruptivos Marcelo Cherto destaca a importância da experiência no varejo!

    Presidente do Grupo Cherto Consultoria, produz artigo sobre experiência sensorial e imersiva

  • Segundo Marcelo Cherto em artigo publicado no Sincovaga SP as lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Os pontos de venda físicos continuam sendo relevantes mesmo diante do avanço digital para Marcelo Cherto, fundador e presidente...

  • Segundo Marcelo Cherto, lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Em artigo publicado na SA.Varejo, Marcelo Cherto comenta o mercado