Ops...

404

Não encontramos essa página

Posso criar uma rede de franquias sem capital?

Lucas Tadeu - 14 de junho de 2022
Compartilhe

Muito se fala sobre como planejar a expansão de um negócio, o que considerar ao pensar em franquear uma marca e por aí vai. No entanto, pouco se fala sobre os custos envolvidos neste processo. Portanto, antes de responder ao questionamento “Posso criar uma rede de franquias sem capital?”, precisamos pensar, primeiramente, em quais seriam os possíveis custos para se criar uma empresa franqueadora – pois é preciso constituir uma nova empresa, distinta do negócio atual, para cuidar, exclusivamente, do negócio de franquias.

Visto isso, o custo inicial seria, portanto, com a formalização da empresa franqueadora. Um segundo gasto ficaria por conta do registro da marca a ser franqueada, caso isso ainda não estivesse resolvido, e da contratação de um advogado para encarregar-se da formulação do contrato de franquia e demais aspectos legais. Afinal, um pequeno negócio pode até começar de maneira informal, mas formatar uma rede de franquias implica uma série de padrões e processos organizados, não havendo espaço para amadorismo. 

Além dessas questões mais burocráticas inaugurais, deve-se considerar os investimentos relacionados à formatação da rede de franquias – seja com a contratação de uma consultoria externa, seja com a formatação de uma equipe interna. Isso porque, mesmo que o seu negócio seja bem pequeno, será preciso vender as franquias, fornecer treinamentos e, ainda, monitorar essas unidades. Portanto, mesmo que o seu único investimento seja de tempo (seu ou de alguém da sua equipe), algo deixará de ser feito para que essas novas demandas sejam atendidas, ou seja, terá um custo. Sendo assim, mesmo pensando em uma operação enxuta, agora podemos responder que criar uma rede de franquias sem capital algum não parece ser algo factível. Aliás, vale a pena avaliar se a falta de recursos para estruturar uma expansão por franquias não indica que ainda não seja o momento de dar este passo. Talvez seja o caso de tornar o negócio mais sustentável e lucrativo primeiro para, então, pensar neste tipo de estratégia.

Leia também

  • Américo José fala sobre movimento clean beauty ao Diário do Comércio

    Sócio-diretor da Cherto Consultoria destaca a importância do propósito.

  • Guilherme De Cara, sócio do Grupo Cherto comenta sobre a recuperação extrajudicial da Amaro ao Diário do Comercio!

    Executivo destaca que o ponto forte da Amaro ainda é o e-commerce, onde está focada toda a estratégia da...

  • Presidente da Cherto Consultoria tem artigo publicado na Revista Nosso Setor

    Marcelo Cherto fala sobre lojas físicas em seu artigo!

  • Em artigo destacado no Negócios Desruptivos Marcelo Cherto destaca a importância da experiência no varejo!

    Presidente do Grupo Cherto Consultoria, produz artigo sobre experiência sensorial e imersiva

  • Segundo Marcelo Cherto em artigo publicado no Sincovaga SP as lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Os pontos de venda físicos continuam sendo relevantes mesmo diante do avanço digital para Marcelo Cherto, fundador e presidente...

  • Segundo Marcelo Cherto, lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Em artigo publicado na SA.Varejo, Marcelo Cherto comenta o mercado