Ops...

404

Não encontramos essa página

Meu negócio é franqueável?

Lucas Tadeu - 3 de junho de 2022
Compartilhe

Existem algumas perguntas a serem respondidas antes de iniciar um processo de expansão por franquias e respondê-las é essencial caso esteja pensando em se tornar um franqueador. No entanto, falaremos aqui sobre a franqueabilidade de uma marca a partir de dois pontos de vista específicos: sucesso e investimento. Isso porque, no fim das contas, quando alguém se pergunta “Meu negócio é franqueável?” acaba pensando, em primeiro lugar, em como replicaria o seu modelo de atuação, sem considerar quais são as variáveis concorrentes a essa opção. 

Em resumo, considerar o sucesso de uma empresa ao responder à pergunta “Meu negócio é franqueável?” seria enxergar com clareza se aquela marca pode ser reconhecida pela qualidade de seus produtos ou serviços, por ter preços compatíveis com o que oferta, e, acima de tudo, se ela é desejada por seus consumidores. Além disso, tal reconhecimento deve vir acompanhado de boas margens de lucro e de processos e padrões que funcionem de forma redonda. Isso tudo, conjuntamente, poderia, então, significar que você tem um negócio de sucesso e que poderia, então, estar apto a pensar em um estudo de franqueabilidade para avaliar os demais aspectos da formatação de uma rede de franquias.

Já pela perspectiva do investimento, é preciso que a resposta à pergunta “Meu negócio é franqueável?” considere tanto a sua lucratividade quanto o seu retorno sobre investimento. Afinal, se a regra básica do franchising é que o bolo precisa ser grande o suficiente para ser repartido entre todas as partes – franqueado e franqueador, além de pagar fornecedores e colaboradores –, é preciso, também, que o retorno sobre o investimento em cada unidade franqueada seja melhor do que o de uma aplicação financeira, pois não se pode esquecer que, ainda que seja o sonho de alguém, um negócio é, antes de mais nada, uma transação comercial. 

Leia também

  • Américo José fala sobre movimento clean beauty ao Diário do Comércio

    Sócio-diretor da Cherto Consultoria destaca a importância do propósito.

  • Guilherme De Cara, sócio do Grupo Cherto comenta sobre a recuperação extrajudicial da Amaro ao Diário do Comercio!

    Executivo destaca que o ponto forte da Amaro ainda é o e-commerce, onde está focada toda a estratégia da...

  • Presidente da Cherto Consultoria tem artigo publicado na Revista Nosso Setor

    Marcelo Cherto fala sobre lojas físicas em seu artigo!

  • Em artigo destacado no Negócios Desruptivos Marcelo Cherto destaca a importância da experiência no varejo!

    Presidente do Grupo Cherto Consultoria, produz artigo sobre experiência sensorial e imersiva

  • Segundo Marcelo Cherto em artigo publicado no Sincovaga SP as lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Os pontos de venda físicos continuam sendo relevantes mesmo diante do avanço digital para Marcelo Cherto, fundador e presidente...

  • Segundo Marcelo Cherto, lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Em artigo publicado na SA.Varejo, Marcelo Cherto comenta o mercado