Ops...

404

Não encontramos essa página

Internacionalização das marcas de franquias ganha força no Brasil

Lucas Tadeu - 22 de abril de 2022
Compartilhe

Como tem acontecido a expansão de franquias no Brasil?

Ao que tudo indica, 2022 será o ano de retomada do crescimento no setor de franquias após a pandemia. Enquanto o ano anterior foi o responsável por restabelecer os parâmetros pré-pandemia, o período atual deverá encerrar-se com uma sensação de prosperidade no segmento. No entanto, a expansão de franquias no Brasil tem se apresentado de forma polarizada. Isso porque as redes com crescimento mais expressivo ou são aquelas já renomadas no mercado e dentro do seleto grupo de grandes marcas do franchise nacional, ou então, aquelas que são a bola da vez do pós-crise, as microfranquias. 

Desta forma, a grande massa de empresas franqueadoras que não estão em nenhum dos dois extremos e ainda lutam para estabelecer-se no mercado, precisam encontrar o caminho e retomar o fôlego perdido nos últimos dois anos. Para isso, o momento ao menos parece ser promissor – em especial para as franquias das áreas de entretenimento e lazer, hotelaria e turismo e alimentação. Isso porque, se 2021 foi o ano de expansão de franquias no Brasil com foco em casa e construção e limpeza e conservação, com os consumidores voltados para a vida doméstica, este ano deve representar a volta da sociabilização, com as pessoas querendo recuperar o tempo perdido resgatando a vida fora de casa.  Portanto, para aquelas redes que souberem destacar-se oferecendo experiências que tirem os consumidores de casa de forma segura e perene, as oportunidades de crescimento podem ser vitais rumo à recuperação do crescimento. Afinal, muitas empresas sobreviveram às custas de empréstimos e financiamentos e a retomada das atividades precisará ser muito positiva para que possam saldar as dívidas ao mesmo tempo em que resgatam o faturamento positivo. Portanto, ainda que as grande franqueadoras estejam mais imunes às intempéries do mercado e as novas marcas de microfranquias, com menor risco e baixo custo operacional, tenham maior expressão no momento, as redes de franquias que souberem inovar e aproveitarem as oportunidades de expansão de franquias no Brasil atual, podem destacar-se no cenário de 2022.

Leia também

  • Américo José fala sobre movimento clean beauty ao Diário do Comércio

    Sócio-diretor da Cherto Consultoria destaca a importância do propósito.

  • Guilherme De Cara, sócio do Grupo Cherto comenta sobre a recuperação extrajudicial da Amaro ao Diário do Comercio!

    Executivo destaca que o ponto forte da Amaro ainda é o e-commerce, onde está focada toda a estratégia da...

  • Presidente da Cherto Consultoria tem artigo publicado na Revista Nosso Setor

    Marcelo Cherto fala sobre lojas físicas em seu artigo!

  • Em artigo destacado no Negócios Desruptivos Marcelo Cherto destaca a importância da experiência no varejo!

    Presidente do Grupo Cherto Consultoria, produz artigo sobre experiência sensorial e imersiva

  • Segundo Marcelo Cherto em artigo publicado no Sincovaga SP as lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Os pontos de venda físicos continuam sendo relevantes mesmo diante do avanço digital para Marcelo Cherto, fundador e presidente...

  • Segundo Marcelo Cherto, lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Em artigo publicado na SA.Varejo, Marcelo Cherto comenta o mercado