Ops...

404

Não encontramos essa página

Saiba como utilizar fluxo de caixa e DRE como ferramentas de desempenho

Leticia Moreno - 17 de março de 2022
Compartilhe
fluxo-de-caixa-dre

Todo mundo conhece alguém que faz afirmações como: “não vou ao médico, porque não quero descobrir coisa ruim”. Apesar de totalmente sem lógica, trata-se de um pensamento que acontece bastante no meio empresarial, ainda que, muitas vezes, não seja algo que assumimos. Basta ver como muitos gestores tratam a gestão dos dados de suas empresas. Falar de fluxo de caixa e DRE pode provocar arrepios para essas pessoas. No entanto, deveria ser o contrário. Afinal, os números apenas apontam uma realidade que já existe, ainda que possa estar camuflada.

Vamos, então, tentar desmistificar este assunto esclarecendo a diferença entre fluxo de caixa e DRE. Em linhas gerais, enquanto o fluxo de caixa traz o acompanhamento da situação financeira da empresa no dia a dia, a DRE oferece maior detalhamento de informação, é o balanço do negócio.

Pode-se dizer, portanto, que são informações complementares, que fornecem um panorama amplo de qualquer empresa. No caso das redes de franquias, passam a ter ainda mais relevância, pois ter números bem detalhados faz-se ainda mais essencial quando o gerenciamento deve levar em conta diferentes unidades de diferentes franqueados – e saber como cada anda a saúde financeira de cada uma delas é fundamental para a sustentabilidade de toda a rede.

No entanto, muitas empresas acabam fazendo esse tipo de controle apenas por exigências fiscais, negligenciando a capacidade de fluxo de caixa e DRE como valiosas ferramentas de gestão. Principalmente em tempos de altas de juros e inflação, ter os números do seu negócio detalhados e constantemente atualizados pode fazer toda a diferença em sua tomada de decisão.

Por isso, entenda que lidar com a análise de dados da sua rede de franquias de forma cotidiana deve ser uma prática primordial para que seu negócio possa se manter saudável. Afinal, entender o funcionamento financeiro de um negócio em seus pormenores permite que o gestor antecipe problemas e tenha mais tempo, inclusive, para avaliar soluções e mudanças.

Pode, ainda, evitar que seu dinheiro fique parado sem render, possibilitando reinvestir os lucros de forma mais eficiente. Nos dois casos, seja pela falta ou pelo lucro, ter clareza sobre as finanças oferece possibilidades de ação e planejamento, tanto no âmbito geral da rede como no aspecto particular, de cada franquia.

Desta forma, avalie se fluxo de caixa e DRE têm sido considerados da maneira devida na sua empresa e reavalie a periodicidade com que essas análises têm sido realizadas – pode ser a diferença para turbinar os resultados.

Para outras e mais notícias, acompanhe o nosso blog da Cherto Consultoria

Imagem reproduzida: freepik

Leia também

  • Américo José fala sobre movimento clean beauty ao Diário do Comércio

    Sócio-diretor da Cherto Consultoria destaca a importância do propósito.

  • Guilherme De Cara, sócio do Grupo Cherto comenta sobre a recuperação extrajudicial da Amaro ao Diário do Comercio!

    Executivo destaca que o ponto forte da Amaro ainda é o e-commerce, onde está focada toda a estratégia da...

  • Presidente da Cherto Consultoria tem artigo publicado na Revista Nosso Setor

    Marcelo Cherto fala sobre lojas físicas em seu artigo!

  • Em artigo destacado no Negócios Desruptivos Marcelo Cherto destaca a importância da experiência no varejo!

    Presidente do Grupo Cherto Consultoria, produz artigo sobre experiência sensorial e imersiva

  • Segundo Marcelo Cherto em artigo publicado no Sincovaga SP as lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Os pontos de venda físicos continuam sendo relevantes mesmo diante do avanço digital para Marcelo Cherto, fundador e presidente...

  • Segundo Marcelo Cherto, lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Em artigo publicado na SA.Varejo, Marcelo Cherto comenta o mercado