Ops...

404

Não encontramos essa página

Como saber se franquear é a melhor opção para o meu negócio?

Lucas Tadeu - 21 de junho de 2022
Compartilhe

Reconhecido por sua solidez, o modelo de franquias acaba sendo frequentemente considerado para a expansão de negócios promissores e inovadores. No entanto, uma boa dose de certeza faz-se necessária antes de dar esse passo rumo à criação de uma rede de franquias. Sendo assim, antes de decidir que franquear é a melhor opção para a expansão da sua marca, entenda quais seriam as outras possibilidades para fomentar o seu crescimento.  

Para isso, convém avaliar, primeiro, o momento do negócio. As operações já funcionam de forma redonda? Os lucros estão satisfatórios e poderiam ser aumentados? Sua rede de fornecedores atende plenamente às suas demandas e conta com opções de backup para alguma eventualidade? O time está entrosado e consegue lidar de maneira eficiente com os desafios no dia a dia da empresa? Se a maioria das respostas para essas perguntas for sim, o cenário parece promissor para uma expansão do ponto de vista interno.

Porém, deve-se sempre considerar, também, o momento do mercado. Como andam as coisas no seu segmento de atuação? E a concorrência, tem se mostrado acirrada ou as brechas de crescimento no seu nicho parecem promissoras? Com certeza, avaliar o panorama econômico do país e de sua região também é importante. Afinal, momentos de crise podem ser bons para algumas áreas e péssimos para outras – e o mesmo raciocínio vale para épocas prósperas. 

Então, após avaliar todas essas questões, algumas ideias devem passar a ficar mais claras em relação ao melhor caminho para expandir. Considere três tópicos básicos para direcionar essa escolha: mix de produtos, canais de vendas e novos pontos fixos. Pensando em mix de produtos, existem duas constatações possíveis, preciso ampliar o meu portfólio ou não? Se for necessário aumentar a oferta de produtos, convém dar esse passo inicial para, depois, considerar a próxima etapa de crescimento. 

No entanto, contando com um bom mix de produtos, passamos para os dois próximos pontos: canais de vendas e pontos fixos. Em tempos onde só se fala de multicanalidade, será que não é possível explorar outras vias comerciais, como venda online e distribuição no grande varejo? Por fim, ao avaliar a possibilidade de crescer com novos pontos fixos (o que vale, também, para negócios online, pensando em novos pontos virtuais), deve-se pensar, portanto, na opção de expansão por franquias. E, neste caso, será uma escolha muito mais relacionada ao seu perfil como empreendedor e à solidez da sua marca, uma vez que diversos outros critérios de franqueabilidade terão sido considerados nessa análise que propusemos aqui.

Desta forma, decidir se franquear é a melhor opção para o seu negócio acaba passando a ser algo muito mais consciente. Pois, ao avaliar os produtos e serviços que a sua marca oferece e questionar se todos os canais de vendas possíveis foram considerados antes de tomar a decisão de abrir uma nova unidade, você tomará dimensão do tamanho e da solidez da sua empresa – o que vai lhe permitir expandir de maneira muito mais inteligente e sustentável.

Leia também

  • Américo José fala sobre movimento clean beauty ao Diário do Comércio

    Sócio-diretor da Cherto Consultoria destaca a importância do propósito.

  • Guilherme De Cara, sócio do Grupo Cherto comenta sobre a recuperação extrajudicial da Amaro ao Diário do Comercio!

    Executivo destaca que o ponto forte da Amaro ainda é o e-commerce, onde está focada toda a estratégia da...

  • Presidente da Cherto Consultoria tem artigo publicado na Revista Nosso Setor

    Marcelo Cherto fala sobre lojas físicas em seu artigo!

  • Em artigo destacado no Negócios Desruptivos Marcelo Cherto destaca a importância da experiência no varejo!

    Presidente do Grupo Cherto Consultoria, produz artigo sobre experiência sensorial e imersiva

  • Segundo Marcelo Cherto em artigo publicado no Sincovaga SP as lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Os pontos de venda físicos continuam sendo relevantes mesmo diante do avanço digital para Marcelo Cherto, fundador e presidente...

  • Segundo Marcelo Cherto, lojas físicas mantêm sua relevância mesmo com o avanço digital

    Em artigo publicado na SA.Varejo, Marcelo Cherto comenta o mercado