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3 passos para implementar um fundo de marketing

Equipe Cherto - 19 de novembro de 2019
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pote de moedas representando os 3 passos para implementar um fundo de marketing

Um dos maiores desafios de um franqueador é como implementar um fundo de marketing. Qual é a melhor forma de utilizá-lo e como captar os recursos necessários para que as ações gerem os resultados esperados sem comprometer o orçamento?

Embora o fundo de marketing não seja do franqueador, mas, sim, da rede, ele é responsável por gerir esses recursos. Por isso, no momento de implementá-lo, é preciso avaliar alguns pontos.

Acompanhe, a seguir, os três passos que devem ser considerados para implementar um fundo de marketing em uma rede de franquias.

1. Avalie se as ações serão nacionais ou locais

No momento de implantar um fundo de marketing em uma rede de franquias, vale a pena considerar se todas as ações serão nacionais ou podem ser feitas de maneira local também.

O ideal é que se consiga dividir esse fundo para atender às necessidades individuais. Por isso, se houver um grande montante que estará à disposição para investimento desse fundo, o ideal é dividi-lo em ações nacionais e locais.

Se, por outro lado, o montante for menor, fará mais sentido pensá-lo para ações locais, ou seja, desenvolver materiais que a rede possa adquirir e produzir localmente para fomentar a divulgação local. Elas irão garantir que o marketing seja feito sem comprometer o caixa do fundo.

 Por isso, se houver um bolo grande para ser fatiado, o ideal é pensar nas ações locais.

2. Conte com a participação dos franqueados no fundo de marketing

No momento de implementar um fundo de marketing, vale a pena criar iniciativas que o ajude a se aproximar dos franqueados e entender suas necessidades.

Comitê de marketing, reuniões regionais e auxílio da consultoria de campo são ações fundamentais para entender as necessidades da rede.

Essas ferramentas ajudam – e muito – a entender os anseios de toda a rede, planejar e investir em ações com maior chance de sucesso.

3. Tenha a prestação de contas sempre em dia

Quando toda a rede participa da criação e gestão do fundo de marketing, as chances de sucesso dessa iniciativa são muito maiores.

Por isso, vale ressaltar a obrigatoriedade da prestação de contas periódicas (no mínimo anualmente, porém aconselha-se mensal ou trimestralmente) a respeito de onde foram investidos os recursos arrecadados. Essa prestação de contas deve ser objetiva e transparente de modo que, quando todos se sentem parte do negócio, fica mais fácil administrar e entender as necessidades da rede.

Obter sucesso na criação de um fundo de marketing em uma rede de franquias é uma tarefa desafiadora e nem sempre fácil de executar.

Entretanto, com disciplina, transparência e engajamento de todos é possível conseguir resultados sólidos e muito positivos. Aposte nisso!

Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.

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