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Estudo de franqueabilidade é sempre necessário?

Equipe Cherto - 20 de janeiro de 2022
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Começando do começo, com o perdão da redundância, vale a pena deixarmos claro o que você deve entender como franqueabilidade. Trata-se, portanto, do potencial que tem um determinado negócio em promover sua expansão por meio do modelo de franquias, tendo como consequência final a obtenção de lucro pelo franqueado e pelo franqueador. “O negócio tem que ser bom e gerar dinheiro suficiente para dividir em dois, senão ele não é franqueável”, diz Fernando Campora, sócio-conselheiro da Cherto Consultoria. Sendo assim, um estudo de franqueabilidade nada mais é do que uma análise feita com o objetivo de definir se uma empresa está pronta ou não para aderir ao formato de franchise. 

Neste estudo de franqueabilidade serão levados em conta alguns parâmetros, que devem servir para balizar a sua decisão como empreendedor quanto a implementar o franchising como forma de crescimento para a sua empresa. A maioria destas variáveis deve servir de termômetro ao apontar para uma maior ou uma menor probabilidade do seu negócio estar apto a funcionar como uma rede de franquias. 

No entanto, existem dois indicadores que fazem parte do estudo de franqueabilidade que não são negociáveis, podendo ter apenas sim ou não como resposta e definindo se a empresa em questão é ou não franqueável. O primeiro fator determinante tem relação com a escalabilidade do negócio. Só faz sentido escolher o modelo de franchising se puder haver um volume razoável de franquias da sua marca, seja em território nacional ou internacional. Caso o mercado comporte poucas unidades – mesmo em um período de tempo maior – é melhor considerar expandir por meio de lojas próprias

O segundo aspecto decisivo em um estudo de franqueabilidade corresponde ao risco do negócio. Neste ponto, você deve avaliar três diferentes perspectivas para definir se a sua empresa tem potencial para tornar-se uma rede de franquias: 

  1. Risco de produto: o meu produto perderá valor com o tempo? vai deixar de ser interessante?
  2. Potencial de cópia: qual é a chance de alguém fazer o que eu faço? Quanto mais exclusiva a ideia, menor a chance de ser copiada. 
  3. Barreira de saída: após ensinar o meu franqueado a trabalhar do meu jeito, ele segue precisando de mim? 

Portanto, respondendo à pergunta do título, sim, um estudo de franqueabilidade deve ser algo essencial ao considerar expandir o seu negócio por franquias – seja ele realizado através da contratação de uma consultoria especializada ou por uma equipe interna voltada para a expansão da empresa. Afinal, além de avaliar estes dois fatores determinantes que mencionamos aqui para tomar a decisão de franquear, será possível examinar profundamente parâmetros que podem revelar o potencial desta ser ou não a melhor escolha para a sua empresa – ou, ainda, trazer a chance de reorganizar alguns pontos para torná-la mais apta para o mundo do franchise. 

Imagem reproduzida: unsplash

Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.

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