Ops...

404

Não encontramos essa página

Capacitação profissional: como faço para levar mais conhecimento para minha equipe?

Equipe Cherto - 27 de novembro de 2019
Compartilhe
mao feminina fazendo anotacoes sobre capacitacao profissional

Você, que tem uma empresa ou rede de franquias, sente que precisa de capacitação profissional para expandir seus conhecimentos e passar essas informações ao time? Que aprimoramento constante e busca por informações cada vez mais relevantes é algo primordial a um negócio todos nós sabemos, mas como fazer isso com sucesso?

Há muitas situações em que os programas de treinamento são aplicados sem um propósito ou sem clareza. Isso acaba por prejudicar todo o negócio, fazendo com que os times falem “línguas diferentes”.

Se você deseja aprender mais e capacitar a sua equipe, é fundamental seguir algumas dicas, que elencamos a seguir.

Avalie o propósito de sua empresa e como ela desenvolve a capacitação profissional

A premissa de uma marca é tudo o que ela tem. Qual é seu propósito, o que seu negócio prega?

Apenas identificando e trabalhando essas informações é que você conseguirá treinar pessoas para entregar isso. Quando o objetivo do seu negócio não está claro, fica quase impossível disseminar conhecimento de maneira efetiva e clara.

Uma dica é apostar nos indicadores de performance. Eles nos ajudam a identificar onde temos que trabalhar, viabilizando a formatação de um programa de treinamento.

Quando essa percepção se forma, todo o seu programa começa a ganhar corpo. Assim, você e sua equipe aprendem mais. Você, ainda, tem a possibilidade de disseminar conhecimento de forma muito mais eficiente.

Considere o que o programa deve trazer às equipes

Costumamos denominar “questão de prova” esse momento após um treinamento.  Nessa hora, você deve questionar o que deseja que o participante faça assim que ele completar o processo de capacitação de equipe.

Como você vai medir os resultados do antes e depois? Como acompanhará o pós-treinamento para verificar se todos assimilaram os conhecimentos de maneira adequada e estão aplicando-os ao dia a dia?

Todos esses aspectos devem ser mensurados e acompanhados não apenas no curto prazo, mas também meses após esse aprendizado.

Atualmente, existem inúmeras ferramentas que permitem a medição dos resultados e o acompanhamento da capacitação de equipes. Basta apenas conhecê-las e extrair o melhor de cada uma para se valer de seus benefícios.

Uma coisa, no entanto, é fundamental para que haja sucesso em todas essas etapas de treinamento: conhecer o propósito da empresa.

Como falamos acima, se não houver clareza a respeito do que a companhia se propõe, pouco ou nada mudará nas equipes que forem treinadas.

É primordial identificar seus valores, objetivos e o porquê de o negócio existir. Com tudo isso bem claro e definido você consegue repassar conhecimento e disseminar boas práticas com muito mais efetividade.

Gostou das nossas dicas? Que tal aplicá-las ao seu negócio? Se precisar de auxílio para capacitar sua equipe, nossos consultores estão à disposição para avaliar, diagnosticar e treinar sua rede.

Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.

Leia também

  • Marcelo Cherto cita Pecados Capitais Do Franchising

    Em matéria publicada pela Revista É, o criador do Grupo Cherto comenta sua especialidade.

  • Marcelo Cherto indica filme de empreendedorismo ao Imparcial News

    Executivo participa de matéria especial para o Dia Internacional do Livro.

  • Livro indicado por Marcelo Cherto é destaque em matéria da Exame!

    No Dia Internacional do Livro, o portal listou 4 indicações de leitura para quem quer abrir o próprio negócio.

  • Marcelo Cherto destaca principais erros cometidos no franchising ao Correio Braziliense

    Executivo ensina como evitar os deslizes que podem levar à falência do negócio.

  • Araponga Mais fala sobre Curso de Consultores de Campo da Cherto Consultoria

    Evento que acontece entre os dias 17 e 18 de abril.

  • Formação em Consultores de Campo é evidenciada em Cidade No Ar

    Curso oferecido pela Cherto Consultoria foca em profissionais que já atuam ou desejam atuar como consultores de campo em...