Ops...

404

Não encontramos essa página

Personalidades do vendedor: o Explorador

Equipe Cherto - 14 de junho de 2019
Compartilhe

Sabemos que as inovações batem à nossa porta diariamente e, por isso, devemos estar atentos e preparados para recebê-las.

Dentro de cada vendedor existem quatro personalidades que ajudam a maximizar as vendas. A primeira delas é a exploradora.

O vendedor explorador confronta duas ideias diferentes:

a) trata-se de uma pessoa que explora, num sentido negativo da palavra. Por exemplo: “fulano explora ao máximo o trabalho de beltrano”;

Ou

b) uma pessoa que explora, num sentido positivo da palavra. Aquele que expande. Por exemplo: “fulano viajou e foi explorar mundo afora.”

Todos nós somos exploradores e, quando se trata de vendas, de resultados, entendemos que o vendedor explorador é aquele que vai em busca de novos clientes, procura novas oportunidades.

Se convertermos isso para as técnicas de vendas, por exemplo, entendemos que o vendedor explorador é aquele que olha para fora, que enxerga a oportunidade de um novo negócio em tudo (e em todos!). Ele está atento ao mercado, está atento a concorrência, está atento ao cliente, buscando sempre Explorar, no sentido positivo, essas oportunidades.

O diferencial dessa personalidade é que seu foco está no externo, ou seja, no cliente e não na venda em si.

Para isso, é necessário seguir alguns pontos importantes, que listamos a seguir:

1) Reconheça seu cliente: conheça seus hábitos, costumes, desejos, poder aquisitivo e histórico de compras. Afinal, se alguém lhe perguntar quem é o seu cliente ideal, você saberá responder ao certo e, principalmente, reconhecê-lo, quando ele se apresentar a você. Sua estratégia de venda estará definida para esse cliente.

2) Saiba o que o seu cliente busca e como ele o faz: seu cliente sempre tem um problema a resolver, uma demanda de consumo, e você precisa ter uma solução a oferecer, algo que seja realmente útil e agregue valor para ele.

3) Defina como atender às necessidades do cliente: quem deseja vender com foco no cliente não pode se dar por satisfeito ao identificar aquilo que ele busca. É preciso determinar como atender a essa necessidade.

Entregar ao cliente aquilo que ele busca deve ser mais do que uma meta, e sim um projeto, um propósito, a razão para que você cumpra seu ofício todos os dias.

E como todo explorador que se preze, esse vendedor utiliza uma bússola para se guiar. Aqui vai um direcionamento para que você encontre o explorador que há em você:

  • Seja Curioso;
  • Saia do seu quintal;
  • Olhe seus concorrentes;
  • Faça as oportunidades;
  • Tenha foco no seu cliente.
Equipe Cherto
Trabalhamos para fortalecer o mercado de franquias e ajudar empreendedores a realizarem seus sonhos. Nosso propósito é causar um impacto positivo na vida das pessoas que nos cercam.

Leia também

  • Marcelo Cherto cita Pecados Capitais Do Franchising

    Em matéria publicada pela Revista É, o criador do Grupo Cherto comenta sua especialidade.

  • Marcelo Cherto indica filme de empreendedorismo ao Imparcial News

    Executivo participa de matéria especial para o Dia Internacional do Livro.

  • Livro indicado por Marcelo Cherto é destaque em matéria da Exame!

    No Dia Internacional do Livro, o portal listou 4 indicações de leitura para quem quer abrir o próprio negócio.

  • Marcelo Cherto destaca principais erros cometidos no franchising ao Correio Braziliense

    Executivo ensina como evitar os deslizes que podem levar à falência do negócio.

  • Araponga Mais fala sobre Curso de Consultores de Campo da Cherto Consultoria

    Evento que acontece entre os dias 17 e 18 de abril.

  • Formação em Consultores de Campo é evidenciada em Cidade No Ar

    Curso oferecido pela Cherto Consultoria foca em profissionais que já atuam ou desejam atuar como consultores de campo em...